Stuart Hall : processos culturais identitários, as teorias feministas e a emergência da questão racial

Autores

  • Olga Cabrera UFMA
  • Isabel Ibarra

Palavras-chave:

Stuart Hall, formação de identidades, feminismo, questão racial

Resumo

O conceito identidade tem sobrevivido a várias crises conceituais, inclusive à chamada crise dos paradigmas. Não é possível pensar a práxis política nem a subjetividade individual sem acudir a esse conceito, que, consequentemente, tem sido muito utilizado.  O imigrante caribenho na Inglaterra Stuart Hall tenta uma atualização desse conceito, através do diálogo com as obras teóricas do feminismo, sobretudo de Judith Butler. O tema é tratado por Hall na Introdução à obra cuja coordenação compartilhou com Paul de Gay, Cuestiones de idendidad nacional[i]. Neste artigo, abordamos as reflexões do autor em torno das consequências, para o conceito de identidade, dos questionamentos, sobretudo aqueles procedentes do feminismo, sobre a formação das identidades e a negatividade das tendências totalizadoras e da busca das origens. No diálogo de Hall com outros autores, é possível perceber as contribuições das teóricas feministas para o desenvolvimento dos estudos sobre a questão racial e o racismo.

Palavras-chave: Stuart Hall, formação de identidades; feminismo; questão racial


[i] A edição consultada é a espanhola-argentina, da Editora Amorrortu, do ano de 2003 (Buenos Aires, Madrid: Amorrortu, 2003, p. 29-35). A primeira edição inglesa dessa obra, porém, foi publicada no ano de 1996.

Biografia do Autor

Olga Cabrera, UFMA

Possui graduação em História (1995) pela UFG e doutorado em História pela Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professora Associada III do departamento de História da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-10-13

Como Citar

Cabrera, O., & Ibarra, I. (2016). Stuart Hall : processos culturais identitários, as teorias feministas e a emergência da questão racial. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 56. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/26647

Edição

Seção

Artigos Dossiê