Encruzilhadas atlânticas: representações sobre Ângela Maria em Portugal, Angola e Moçambique

Autores

  • Leandro Mendanha e Silva Doutor em História pela Universidade de Brasília e pós-doutorando pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade de Porto. http://orcid.org/0000-0002-8601-9794
  • Paula Guerra Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. http://orcid.org/0000-0003-2377-8045

DOI:

https://doi.org/10.23925/22176-2767.2017v59p74-104

Palavras-chave:

história, percepções musicais, relação Portugal-Brasil

Resumo

Neste artigo veremos como a imprensa portuguesa noticiou a passagem de Ângela Maria por Portugal e suas então províncias ultramarinas. As notícias que utilizaremos foram selecionadas a partir de reportagens, de anúncios, de críticas e de entrevistas com o objetivo de dar uma indicação de travessia e o retrato das expectativas de um determinado tempo. Por uma indicação de travessia entendemos as trocas artísticas e as percepções musicais que aparecem nos jornais e revistas portuguesas sobre a relação Brasil-Portugal por meio da nossa personagem. Por um retrato das expectativas de um período entendemos, entre outras coisas, a percepção musical e comportamental vivenciada na época.

Biografia do Autor

Leandro Mendanha e Silva, Doutor em História pela Universidade de Brasília e pós-doutorando pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade de Porto.

Possui Graduação (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em História pela Universidade de Brasília e é pós-doutorando pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, atuando principalmente em três vertentes: a primeira trata de teoria e metodologia da história e tem como tema a história do pensamento, da recepção, da apropriação e da historiografia. A segunda pertence a área da história das relações de trabalho e do sindicalismo. A terceira trata da relação entre história e música.

Paula Guerra, Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

rofessora Auxiliar e Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Investigadora do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS-UP). Investigadora Associada do Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do território (CEGOT). Investigadora Adjunta do Griffith Centre for Cultural Research (GCCR). Universidade de Griffith, Austrália. Tem procurado realizar um empreendimento investigativo contínuo em torno de um olhar para temáticas como culturas urbanas, identidades e culturas juvenis, multiculturalismo, processos de exclusão e inclusão sociais. Tem sido na música e, sobretudo, na instável leveza do rock, que se focalizou nos últimos anos, sistematizando e abrindo novas pistas de interpretação acerca da contemporaneidade portuguesa e dos seus incessantes processos de reconfiguração cultural. Coordena e integra vários projetos de investigação nacional e internacional neste âmbito.

De entre os vários projetos de investigação, refiram-se os seguintes: Plano Estratégico de Barcelos (2011); Estudo para o Desenvolvimento Socioeconómico e competitividade urbana dos Bairros das Amendoeiras/Olival, Armador, Condado, Flamenga e Lóios – Viver Marvila (2011); Sou do Porto e trago um Porto em Mim – Monobras do Porto (FLUP/ INV3248). (2012); Sonoridades de Leste (INV1155 - IJUP 266) (2012-2013); Empreendedorismo Social em Portugal (PTDC/CS-SOC/100186/2008) (2011-2013); Policentrismo urbano, conhecimento e dinâmicas de inovação (PTDC/CS-GEO/105476/2008) (2011-2013); Espaço e Tempo no Território Contemporâneo (2011-2015); ARTid – Criação artística e discursos sobre a identidade: o caso português (2012-2015). É investigadora responsável do projeto Keep it simple, make it fast! Prolegómenos e cenas punk, um caminho para a contemporaneidade portuguesa (1977-2012) (PTDC/CS-SOC/118830/2010) co-financiado pelo COMPETE – Programa Nacional Fatores de Competitividade e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este projeto de âmbito nacional envolve uma equipa interdisciplinar e internacional e tem como objetivo central a reinterpretação das culturais urbanas juvenis na contemporaneidade centradas na música popular.

Exerce também a actividade de consultoria em diversos domínios específicos nas áreas da sociologia, da avaliação de projectos, nas metodologias de intervenção, entre outros. É orientadora e co-orientadora de várias Dissertações de Mestrado e Doutoramento e tem integrado Júris de várias provas académicas. É autora e co-autora de vários artigos científicos e livros, bem como de diversas comunicações e conferências. É avaliadora de obras e de artigos científicos para edição em publicações da especialidade, assim como de comunicações para integração em congressos científicos.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Silva, L. M. e, & Guerra, P. (2017). Encruzilhadas atlânticas: representações sobre Ângela Maria em Portugal, Angola e Moçambique. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 59. https://doi.org/10.23925/22176-2767.2017v59p74-104