Saber médico no Brasil: noções de degeneração e eugenia no debate educacional da década de 1920

Autores

  • Léa Maria Carrer Iamashita Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação, Eugenia, Saber Médico

Resumo

Saber médico no Brasil: noções de degeneração e eugenia no debate educacional da década de 1920

Resumo:

Inserido em pesquisa sobre as representações de Modernização, Política e Educação na década de 1920, o artigo analisa as ideias, valores e imagens produzidos pelo discurso médico, referentes às mudanças de significado e sentido da ação eugenista do projeto republicano de modernização da nação. Privilegia-se como documentação as Conferências Nacionais promovidas pela Associação Brasileira de Educação, instituição proponente e mediadora do debate político-educacional da década. Por meio da defesa da Higiene Mental e Sanitária, o saber médico inseriu-se naquela agenda educacional, reivindicando para seus saberes e fazeres a competência para aperfeiçoar o povo brasileiro e livrá-lo dos perigos da degeneração.

Palavras-chaves: Educação, Eugenia, Saber Médico.

 

 

Medical knowledge in Brazil, notions of degeneration and eugenics in the educational debate in the 1920’s

Abstract:

Rooted in research about the representations of modernization, politics and education in the 1920s, this article analyses the ideas, values and images produced by the medical discourse about changes in the meaning and sense of eugenics for the republican modernization project of the nation. We mainly sourced our primary material from the National Conferences promoted by the Brazilian Association for Education, proponent and mediating institution in the political-educational debate of that decade. Through the defence of mental and sanitary hygiene, medical experts entered the educational agenda and claimed that their medical knowledge and practices equipped them with the competence to improve the Brazilian people, guarding them from the dangers of “degeneration”.

Key words: Education, Eugenics, Medical Knowledge.

Biografia do Autor

Léa Maria Carrer Iamashita, Universidade de Brasília

Doutora em História social. Professora Efetiva de História do Brasil Republicano do Departamento de História da Universidade de Brasíla.

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Publicado

2016-12-12

Como Citar

Iamashita, L. M. C. (2016). Saber médico no Brasil: noções de degeneração e eugenia no debate educacional da década de 1920. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29267