A doença do Brasil: imigração, estereotipização e transgressão no paraíso tropical

Autores

  • Paulo Ricardo Kralik Angelini Faculdade de Letras/PUCRS

Palavras-chave:

Imigração, estereótipo, representação.

Resumo

Um exame minucioso nos romances portugueses publicados a partir dos anos 2000 mostra uma série de personagens lusitanos que viajam para o Brasil, em diferentes momentos históricos e com distintos objetivos. Este estudo pretende, pois, apresentar alguns exemplos destes personagens e, especialmente, a forma como o Brasil e o brasileiro são representados nesta trajetória. A associação com o exotismo de um paraíso tropical, a sensualidade e o sexo, a afabilidade do Brasil, e ao mesmo tempo a desonestidade do povo serão apontados nas construções narrativas das obras trabalhadas. Desta forma, serão buscados conceitos fundamentais sobre representação, identidade, alteridade, estereótipo e relações pós-colonialistas, em obras de Homi Bhabha, Robert Stam, Eric Landowski, Erving Goffman, Eduardo Lourenço, Ana Silvia Scott, Lídia Jorge, entre outros. 

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Kralik Angelini, Faculdade de Letras/PUCRS

Doutor em literaturas de língua portuguesa (UFRGS), é professor adjunto da Faculdade de Letras/PUCRS e atualmente realiza estágio pós-doutorado na Universidade de Lisboa com bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Angelini, P. R. K. (2016). A doença do Brasil: imigração, estereotipização e transgressão no paraíso tropical. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29441