Vanguardas estéticas mexicanas: embates e polêmicas envolvendo o binômio identidade e alteridade

Autores

Palavras-chave:

vanguardas estéticas, alteridade-identidade, México.

Resumo

Os anos 1920 foram pujantes quando se considera atuações, produções, debates e polêmicas envolvendo as múltiplas vertentes vanguardistas na América Latina. Alteridades foram explicitadas por meio de contendas e polêmicas que se tornaram públicas. Materializaram-se em forma manifestos, representações pictóricas e literárias nas quais se opuseram nomes, perspectivas estéticas e ideológicas. O presente artigo concentra-se na análise de duas obras produzidas por artistas participantes de grupos distintos das vanguardas estéticas mexicanas:  o poema “La Diegada”, de Salvador Novo, membro de Ulises e a representação pictórica do muralista Diego Rivera, “El que quiera comer que trabaje”. Ambas foram resultantes de embates intensos envolvendo posicionamentos que expressavam diferenças de diversas ordens: políticas, gênero e disputas identitárias em torno do binômio “nacional” versus “cosmopolita”.

Biografia do Autor

Romilda Costa Motta, Unasp-SP

Doutora pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a tese “Práticas Políticas e Representações de Si. Os Escritos Autobiográficos de Antonieta Rivas Mercado (1900-1931) e Patrícia Galvão/Pagu (1910-1962) ”, defendida em 2015. Realizou o mestrado (2010) na área de História da América, também pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com a dissertação intitulada “José Vasconcelos. As Memórias de um profeta rejeitado”, publicada em livro, em 2016, pela Editora Alameda. É professora do ensino superior, no Unasp-SP, e também é membro do LEHA/USP (Laboratório de Estudos em História das Américas)

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Motta, R. C. (2016). Vanguardas estéticas mexicanas: embates e polêmicas envolvendo o binômio identidade e alteridade. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 57. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/29547