JORGE AMADO, 1964: SOBRE LITERATURA E CIDADE*

Autores

  • Maria do Rosário da Cunha Peixoto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Nelson Tomelin Jr. Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus).
  • Vanessa Miranda Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p29-65

Palavras-chave:

Jorge Amado, os pastores da noite, golpe civil-militar de 1964, resistência, cidade.

Resumo

Em Os pastores da noite, romance escrito às vésperas do golpe civil-militar de 1964, Jorge Amado apresenta mulheres e homens de alegrias e saberes abundantes, eméritos em festas, lutas sociais e políticas, contra a imposição do trabalho e da exploração. Relações e encontros nesse romance agregam o compadrio de divindades, reunindo religiões e homens num mesmo espaço histórico, evidenciando que dicotomias e divisões podem ser superadas. Os pastores são trabalhadores da “cidade da Bahia”, vivendo a ameaça da expropriação da terra e do direito à moradia, e que resistem às “gargalhadas”. A literatura de Jorge Amado, além de matéria na disputa pela pluralidade de vozes na pesquisa histórica, constitui fonte importante na discussão sobre a cidade e modos culturais do viver urbano, contribuindo especificamente com a obra aqui analisada para pensarmos a construção de ditaduras na sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Jorge Amado, os pastores da noite, golpe civil-militar de 1964, resistência, cidade.

* Para a elaboração deste artigo foi importante o apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROCAD/CAPES), através do projeto “Trabalho, Cultura e Cidade” (PUC-SP/UFAM/UFCG).

Biografia do Autor

Maria do Rosário da Cunha Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Jorge Amado, 1964: sobre literatura e cidade.*

* Para a elaboração deste artigo foi importante o apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROCAD/CAPES), através do projeto “Trabalho, Cultura e Cidade” (PUC-SP/UFAM/UFCG). 

1. Professora do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Nelson Tomelin Jr., Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus).

2. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Manaus). É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Vanessa Miranda, Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus).

3. Psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Amazonas (SUSAM/Manaus). É doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia/Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Como Citar

da Cunha Peixoto, M. do R., Tomelin Jr., N., & Miranda, V. (2019). JORGE AMADO, 1964: SOBRE LITERATURA E CIDADE*. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 65. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v65p29-65