A ESCOLA “PLUVÍFERA” E AS SECAS NO NORDESTE DO BRASIL: O CASO DO “GARGALHEIRAS” (1877-1959)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v69p204-239

Palavras-chave:

Alteração climática, Engenheiros politécnicos, Açudes, História Ambiental, Rio Grande do Norte

Resumo

As discussões e as críticas gestadas no Instituto Politécnico sobre a seca de 1877 no Nordeste, e de forma específica, acerca da influência climática a partir da construção de grandes reservatórios tiveram grandes ressonâncias até a metade do século XX. Para dar conta dessas inquietações e seus desdobramentos, a análise recorre à História Ambiental, tendo como fonte documental os artigos e livros de atores envolvidos no debate e os relatórios técnicos governamentais. As revelações acerca das teorias surgidas no século XIX, que se mantiveram na centúria seguinte, argumentaram e legitimaram propostas e edificações de barragens, como o Gargalheiras, em Acari/RN.

Biografia do Autor

Yuri Simonini, Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Centro Universitário do Rio Grande do Norte e investigador associado do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Angela Lúcia Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Geografia Humana pela Universitat de Barcelona. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adriano Wagner Silva

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN. Professor da Rede Pública de Ensino Estadual do Rio Grande do Norte e investigador associado do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Simonini, Y., Ferreira, A. L., & Silva, A. W. (2020). A ESCOLA “PLUVÍFERA” E AS SECAS NO NORDESTE DO BRASIL: O CASO DO “GARGALHEIRAS” (1877-1959). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 69. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2020v69p204-239