MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO SUL DA BAHIA – BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p288-313

Palavras-chave:

Campesinos, Memórias, Agroecológico, Nordeste, Brasil

Resumo

Memórias permitem que indivíduos compartilhem experiências. A agroecologia enquanto movimento de transformação, contribui na organização e desenvolvimento de técnicas que garantem a estabilidade ecológica e a viabilidade socioeconômica do processo produtivo. No Sul da Bahia, assentados da reforma agrária utilizam memórias para adequar técnicas agroecológicas a seus repertórios de conhecimentos, objetivando a melhoria da qualidade de vida de todos. Utilizando a técnica História de Vida, este trabalho propõe-se a analisar as memórias sobre o processo de ocupação de terra no Sul da Bahia, considerando os conflitos de terras, a conservação dos sistemas naturais e a educação como ferramenta de transformação.

Biografia do Autor

Marcella Gomez Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Com graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007-2011), atuou junto ao projeto prevenção de acidentes e conservação da natureza: ações com enfoque em serpentes e morcegos como voluntária (2007-2008) e posteriormente como bolsista de extensão PROEX (2008-2009). Como estagiária voluntária, trabalhou no serpentário do Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC/CEPLAC) de 2008 a 2009. Bolsista CAPES (2010-2011) do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/UESC, trabalhou durante o ano letivo de 2012 como educadora e regente de classe no regime de trabalho PST na rede estadual de ensino nas disciplinas Ciências e Meio Ambiente. Possui mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, do qual foi bolsista CAPES, pela Universidade do Estado da Bahia (2013-2015). De abril a novembro de 2015 foi bolsista CNPq na modalidade EXP - C - C, atuando em ações de extensão vinculadas ao Instituto Cabruca. Atualmente, é discente do programa de pós graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, nível doutorado.

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual de Santa Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-Bauru (2001), Mestrado e Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 2004 e 2009 respectivamente. Pós-doutorado junto a Virginia Polytechnic Institute and State University - Virginia Tech - USA (2015). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva junto ao Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB - Vitória da Conquista) atuando como docente no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade da UESB. Atua também como docente no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em História da Educação Física, Esporte e Lazer, investigando principalmente os seguintes temas: História, Esporte e Artes Marciais; Lazer e História; Corpo e História; e História e Oralidade. Líder do grupo de pesquisa "CORPORHIS: Corpo, história e cultura", cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do Cnpq.

Edson Silva de Farias, Universidade de Brasília Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pesquisador do CNPq. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2001). Pós-doutoramento pelo Colégio de México, onde esteve como pesquisador visitante (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura. Pesquisa cultura popular, memória, economia simbólica e consumo cultural, sociologia do audiovisual e formação de subjetividades artísticas. Autor dos livros: Retas que prosseguem em curvas: Tensões nos usos do contexto metropolitano brasiliense; Faces Contemporâneas da Cultura Popular; Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil; Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores; O Mesmo e o Diverso: olhares sobre cultura, memória e desenvolvimento; O Desfile e a Cidade: o carnaval-espetáculo carioca. Lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD ? www.culturaememoria.com.br). Editor da revista Arquivos CMD(http://www.culturaememoria.com.br/revista/index.php/cmd). Membro do Conselho do Museu AfroDigital do Rio de Janeiro (UERJ). Representante da Sociologia na Comissão de Imagem e Som da ANPOCS. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Arte/Cultura nas Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2021-05-03

Como Citar

Gomez Pereira, M., Ferreira Marta, F. E., & Silva de Farias, E. (2021). MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO SUL DA BAHIA – BRASIL. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p288-313