LIGA DE FUTEBOL JOSÉ DO PATROCÍNIO (1919–1936): UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA AO PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL PELOTENSE

Autores

  • Christian Ferreira Mackedanz Universidade Federal de Pelotas
  • Daniel Vidinha da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p235-260

Palavras-chave:

Futebol, Racismo, Pelotas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a emergência e a consolidação da Liga de Futebol José do Patrocínio, bem como problematizar o papel que essa Liga desempenhou junto à comunidade negra pelotense no pós-abolição. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa histórica, cujo corpus empírico constituiu-se de jornais diários e semanais que circulavam na cidade na época da existência da Liga (1919 1936). Concluiu-se que a Liga serviu como uma alternativa à Liga Pelotense de Futebol que, na época, pautava-se por parâmetros elitistas e racistas. Desse modo, essa Liga foi um lócus de inclusão de futebolistas operários e afrodescendentes e representou um símbolo de resistência ao preconceito racial na cidade de Pelotas.

Biografia do Autor

Christian Ferreira Mackedanz, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Graduado em Licenciatura em História pela UFPel. Possui interesse nas áreas de Estudos Socioculturais do Esporte e História Social do Futebol, trabalhando principalmente com os seguintes temas: futebol, racismo e identidade.

Daniel Vidinha da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Doutorando em Educação Física pela mesma instituição.

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona. Pós-doutor no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Mackedanz, C. F., da Silva, D. V., & Rigo, L. C. (2021). LIGA DE FUTEBOL JOSÉ DO PATROCÍNIO (1919–1936): UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA AO PRECONCEITO RACIAL NO FUTEBOL PELOTENSE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p235-260