“CINEMA NEGRO”

TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS ESTÉTICAS EM ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COM TRÊS ARTISTAS

Autores

  • Samuel Silva Rodrigues de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ
  • Erickson dos Anjos Amaral Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ
  • Roberto Carlos da Silva Borges Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ https://orcid.org/0000-0001-9373-748X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p155-180

Palavras-chave:

Cinema Negro, Movimento Negro, História Oral, Antirracismo

Resumo

O artigo analisa a trajetória de três produtores culturais, Ierê Ferreira, Paulinho Sacramento e Viviane Ferreira. E compreende as formas distintas que esses personagens se relacionam com o Centro Afrocarioca de Cinema, criado em 2007 pelo ator e cineasta Zózimo Bulbul, e com o “cinema negro”, concepção política e estética do campo cinematográfico brasileiro que se destacou na década de 2000. A pesquisa faz uso da metodologia de história oral e do debate sobre memória social para vislumbrar os caminhos da luta antirracista no cinema e audiovisual brasileiro e para evidenciar a diversidade dos projetos do cinema negro.

Biografia do Autor

Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER-CEFET-RJ), doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV, mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG, tem como especialidade a História social e política do Brasil República, com enfase na anlálise das políticas urbanas, movimentos sociais, relações étnico-raciais e análises da cultura política e cidadania no mundo contemporâneo.

Erickson dos Anjos Amaral, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2016). Trabalhou como estagiário no Museu Da vida-COC-FIOCRUZ no servição de visitação e atendimento ao público no período de 2012 a outubro de 2014, no âmbito do programa de iniciação a diivulgação e popularização da ciência/propop. Atuou no Colégio Estadual Colégio Estadual Manuel de Abreu, como bolsista CAPES do PIBID-UFF (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense). Mestrando em Relações Étnico Raciais(PPRER) do CEFET e integrante da equipe de projeto "O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e seu impacto na produção fílmica brasileira: Identidades,história pública e antirracismo.

Roberto Carlos da Silva Borges, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, CEFETRJ

Professor Titular do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER), do CEFET/RJ. Atua na área Interdisciplinar, com foco nas relações raciais, no antirracismo, no cinema negro e nas práticas identitárias em mídias filmográficas. Tem como interesse de pesquisa as mídias em geral e, em particular, os filmes de longa e/ou curta metragens produzidos e protagonizados por pessoas negras. É Diretor de Áreas Acadêmicas da Associação Internacional de Investigadores e Investigadoras Negros e Negras da América Latina e do Caribe (AINALC) e membro do grupo de trabalho "Afrodescendência e Propostas Contra-Hegemônicas" do Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales (CLACSO).

 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Oliveira, S. S. R. de, Amaral, E. dos A., & Borges, R. C. da S. (2021). “CINEMA NEGRO”: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS ESTÉTICAS EM ENTREVISTAS DE HISTÓRIA ORAL COM TRÊS ARTISTAS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 155–180. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p155-180