A NATUREZA METAMÓRFICA DA FOTOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p65-91

Palavras-chave:

fotografia, infografia, aparelho, epistemologia, índice

Resumo

A partir dos anos 1980 e acentuando-se cada vez mais, o universo da fotografia vem passando por profundas modificações em função da entrada em cena das imagens produzidas ou tratadas computacionalmente, incluindo a fotografia manipulada sinteticamente. Isso tem provocado muito debate entre os teóricos da imagem, em especial, os teóricos da fotografia. Após apresentar os termos desse debate, com atenção voltada para a fotografia e para a noção flusseriana de aparelho, este artigo segue para a discussão das incertezas conceituais acerca das categorias ontológicas e semióticas da fotografia, incertezas provocadas por seu caráter metamórfico que colocou em crise o paradigma teórico dominante do caráter indexical da fotografia.

Biografia do Autor

Lucia Santaella, PEPGCOS, PUC, São Paulo, SP

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez repetidos estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 51 livros e organizou 24, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

http://lattes.cnpq.br/8886485096957731

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Santaella, L. (2021). A NATUREZA METAMÓRFICA DA FOTOGRAFIA. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p65-91