VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Marijane Vieira Lisboa

Palavras-chave:

globalização econômica, grandes obras, violência institucional, licenciamento ambiental, justiça ambiental.

Resumo

A globalização econômica foi acompanhada de um vertiginoso aumento da exploração de recursos naturais. Os Estados são os principais agentes destruidores do meio ambiente não só por serem responsáveis por empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental, mas principalmente por terem o poder de decidir e executar em última instância aquilo que governos considerem de interesse público. A violência institucional legal a que recorrem governos só seria confrontada na medida em que a legislação ambiental fosse submetida a uma profunda reforma, por meio da qual se garantisse a participação efetiva dos setores sociais eventualmente afetados nestes processos decisórios institucionais e se reconhecesse a legitimidade de seus interesses e a escala de valores distinta que os sustenta.

Biografia do Autor

Marijane Vieira Lisboa

Professora Doutora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Autora do livro Ética e Cidadania Planetárias na Era Tecnológica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.

Downloads

Como Citar

Lisboa, M. V. (2011). VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: O CASO BRASILEIRO. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 38. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5242