VISUALIDADES DA FLORESTA

O AMAZONAS NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL – CHICAGO, 1893

Autores

  • Yvone Dias Avelino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP
  • Bruno Miranda Braga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP https://orcid.org/0000-0001-7000-2456

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p181-207

Palavras-chave:

Álbum, Século XIX, Amazonas, Manaus, Fotografias.

Resumo

Este texto apresenta um contexto da cidade de Manaus e do estado do Amazonas no final do século XIX. Traçamos uma pesquisa/análise da construção do discurso da modernidade e da visualidade do estado no álbum The city of Manáos and the country of rubber tree, distribuído como souvenir na Exposição Universal de Chicago, no ano de 1893. Analisamos o processo de criação e confecção das imagens partindo dos pressupostos da representação da cidade, da hinterlândia e das gentes que compunham a sociedade de então. É possível ver no álbum para além das visualidades imagéticas os diferentes discursos que circulavam no Brasil e no mundo naquele período do oitocentos. 

Biografia do Autor

Yvone Dias Avelino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Professora do Departamento de História e do Programa de Estudos Pós-Graduandos em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Doutora em História Econômica e Mestra em História Social ambos títulos pela Universidade do Estado de São Paulo USP.

Bruno Miranda Braga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutorando em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC/SP. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM. Especialista em e Gestão e Produção Cultural pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA. Professor licenciado em Geografia (UEA, 2017) e em História (UNINORTE, 2013) . Atualmente é bolsista do CNPq. 

Referências

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da Modernidade. Trad. de Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Toratti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

CLARK, P. A Guerra de Secessão dos Estados Unidos. Trad. de Jayme Brener São Paulo: Ática, 2000.

DAOU, A. M. A Cidade, o Teatro e o Paiz das Seringueiras: práticas e representações da sociedade amazonense na passagem do século XIX-XX. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.

DEL PRIORI, M. Histórias Íntimas: Sexualidade e Erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

DIAS, E. M. A Ilusão do Fausto: Manaus, 1890-1920, 2ª ed. Manaus: Valer, 2007.

HARDMAN, F. F. Trem Fantasma: a Modernidade na Selva.São Paulo. Companhia das Letras, 1988.

HOBSBAWM, E. J. A Era do Capital: 1848-1875. Trad. de Luciano Costa Neto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HOBSBAWM, E. J. A Era dos Impérios: 1875-1914. Trad. de Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

LIMA, S. F.; CARVALHO, V. C. de. Fotografias: Usos Sociais e Historiográficos. In: PINSKY, Carla Bassanezi e LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). O historiador e suas Fontes. São Paulo: Contexto, 2011.

MAUAD, A. M. Imagem e Autoimagem do Segundo Império. In: NOVAIS, Fernando A. (coord.) ALENCASTRO, Luiz Felipe (org. do vol.). História da Vida Privada no Brasil: Império: a corte e a modernidade nacional. Vol. 02. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

MESQUITA, O. Manaus História e Arquitetura (1852-1910). 3ª ed. Manaus: Editora Valer / Prefeitura de Manaus / UNINORTE, 2006.

PAIVA, E. F. História & Imagens. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PERRY, M. Civilização Ocidental: Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PESAVENTO, S. J. Exposições Universais: Espetáculos da Modernidade do Século XIX. São Paulo: HUCITEC, 1997.

REMOND, R. O Século XIX 1815-1914: Introdução a História de nosso tempo. Trad. de Frederico pessoa de Barros. São Paulo: Cultrix, 1976.

TACCA, F. de. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.18, n.1, jan. - Mar. 2011.

Fontes Primárias:

ÁLBUM The City of Manáos and the country of rubber trees. (Álbum souvenir distribuído na Exposição de Chicago em 1893). Sem local, editora e data de impressão – Acervo pessoal Bruno Miranda Braga.

DIARIO OFFICIAL. Manáos, sabbado 5 de maio de 1894. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=02884Pesq=.

JORNAL Diario de Manáos. Domingo, 3 de julho de 1892. Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=716642&Pes1831

MENSAGEM do Exm. Sr. Dr. Eduardo Gonçalves Ribeiro, presidente deste estado, lida perante o Congresso Amazonense, na sessão de installação, em 1º de junho de 1892. Manáos: Typ. do Amazonas, 1892. Acervo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Avelino, Y. D., & Braga, B. M. (2021). VISUALIDADES DA FLORESTA: O AMAZONAS NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL – CHICAGO, 1893. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 181–207. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p181-207