A CIDADE E SEUS BENS CULTURAIS: a dimensão urbana da tutela na abordagem dos documentos internacionais

Autores

  • Manoela Rossinetti Rufinoni

Palavras-chave:

patrimônio urbano, preservação, restauração, Carta de Veneza

Resumo

O reconhecimento do valor cultural dos conjuntos urbanos e os princípios teóricos a serem observados na atuação sobre os mesmos são aquisições conceituais contempladas em diversos documentos internacionais, como a Carta de Veneza (1964), a Declaração de Amsterdã (1975) e a Carta de Washington (1987), entre outros. A observação dos caminhos percorridos na elaboração de alguns desses documentos revela-se salutar. Ao delinear o paulatino entendimento das especificidades urbanas e ao propor diretrizes para sua proteção, tais documentos elucidam os processos cognitivos envolvidos na maturação do conceito de patrimônio urbano e deixam entrever a permanência de antigas dificuldades na prática contemporânea de tutela.

Biografia do Autor

Manoela Rossinetti Rufinoni

Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP. Docente da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, campus Guarulhos.

Downloads

Como Citar

Rufinoni, M. R. (2011). A CIDADE E SEUS BENS CULTURAIS: a dimensão urbana da tutela na abordagem dos documentos internacionais. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/6131