O conselho das Américas e a ditadura brasileira

Associativismo político-empresarial e propaganda da “livre empresa” do IPES ao CEBEU (1965-1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p181-209

Palavras-chave:

Conselho das Américas, Anticomunismo, Golpe de 1964, Ditadura empresarial militar, Relações interamericanas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a ação política empresarial desenvolvida pelo Conselho das Américas no Brasil desde sua fundação em 1965, em íntima conexão com o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), até a criação do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), em 1975. Destaca-se a campanha midiática e publicitária a favor do empreendedorismo (ou “livre empresa”), com forte caráter anticomunista, no contexto da chamada Guerra Fria. Desse modo, procura-se compreender de que maneira o Conselho das Américas, fortemente vinculado ao empresariado brasileiro através de tais aparelhos, orientou as relações interamericanas e interempresariais no período em tela. Com base no conceito gramsciano de aparelho privado de hegemonia, e diálogo com a literatura especializada no tema, pretendemos descrever e interpretar criticamente as múltiplas frentes de atuação de tal organismo político empresarial.

Biografia do Autor

Rejane Carolina Hoeveler, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Rejane Hoeveler é pós-doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Hoeveler, R. C. (2023). O conselho das Américas e a ditadura brasileira: Associativismo político-empresarial e propaganda da “livre empresa” do IPES ao CEBEU (1965-1975). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 77, 181–209. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2023v77p181-209