Identidades em movimento

Modesto Brocos e a importância do Tríptico de Santiago (1899)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p242-278

Palavras-chave:

Modesto Brocos, deslocamentos identitários, arte jacobeia

Resumo

Com trajetória e pensamento artístico advindos de deslocamentos entre o Rio de Janeiro e a Europa entre os séculos XIX e XX, o pintor compostelano e professor da Escola Nacional de Belas Artes/RJ Modesto Brocos y Gomes (1852-1936) tem sido apropriado no Brasil por uma de suas obras, a tela Redenção de Cã (1895). Entretanto, o pensamento de Modesto Brocos vai além dessa obra e se expressa por meio de outras pinturas e de sua própria produção escrita. Com a expectativa de ampliar o conhecimento sobre o artista e colocar ênfase em processos e deslocamentos que o influenciam, a comunicação apresenta reflexões sobre a preocupação com as identidades no trabalho do artista. Coloca ênfase, em especial, em uma obra pouco conhecida, o Tríptico de Santiago em Galícia (1899), obra que pertence à coleção artística do Museu de Santiago de Compostela e que, por razões estéticas e pela própria trajetória do artista fora da Espanha, não foi devidamente explorada. A partir de documentação visual e escrita coletada junto a acervos públicos e privados, o texto avalia aspectos da produção e circulação da obra, considerando o impacto de sua recepção em períodos posteriores e sua contribuição para a revitalização das peregrinações a Santiago de Compostela, além dos caminhos de valorização da coleção artística do Museu de Santiago.  Desse modo, explora a performance intervalar do artista, considerando, em perspectiva mais nuançada, que seu pensamento artístico transita entre as culturas nas quais se insere, suas preocupações identitárias e os estilos artísticos que se movimentaram entre o Brasil e Europa do final do século XIX e início do século XX.

Biografia do Autor

Heloisa Selma Fernandes Capel, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em História (UFG), Bolsista Produtividade em Pesquisa (Pq2). Coordenadora do Grupo de Estudos de História e Imagem (GEHIM) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

 

Ramón Yzquierdo Peiró, Museo Catedral de Santiago de Compostela

Doutor em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela. Diretor de Arte da Fundação Catedral de Santiago

 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Capel, H. S. F., & Peiró, R. Y. (2024). Identidades em movimento: Modesto Brocos e a importância do Tríptico de Santiago (1899). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 81, 242–278. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2024v80p242-278