DA SOCIEDADE POLÍTICA À SOCIEDADE CIVIL: A PRESENÇA PÚBLICA DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA NUM PERÍODO DE INSTABILIDADE POLÍTICA (1952-2004)

Autores

  • Juan Cruz Esquivel

Palavras-chave:

Igreja Católica, Estado, sociedade civil, Vaticano – mudança, Brasil.

Resumo

Este artigo propõe-se desvendar o modus operandi da Igreja Católica diante do poder político e da sociedade civil, num contexto de ruptura e de restabelecimento do regime democrático. A rememoração dos traços duradouros que definiram as relações entre o campo católico e o político ao longo da história proporcionam sólidos elementos de referência para a elucidação de uma nova modalidade de presença pública da Igreja, projetada desde a conformação da Conferência Episcopal, em 1952, mas materializada no decorrer do processo militar iniciado em 1964. Entretanto, a linha teológico-pastoral assumida pelo Vaticano a partir da ascensão de João Paulo II, em 1978, colocou sinais de interrogação na continuidade deste perfil episcopal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juan Cruz Esquivel

Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP; Fapesp.

Downloads

Como Citar

Esquivel, J. C. (2012). DA SOCIEDADE POLÍTICA À SOCIEDADE CIVIL: A PRESENÇA PÚBLICA DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA NUM PERÍODO DE INSTABILIDADE POLÍTICA (1952-2004). Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 29(01). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/9952