Educação para a Sustentabilidade – Uma Reflexão a Partir da Teoria Institucional

Authors

  • Maria Teresa Stefani
  • Cássia Maria Paula Lima
  • Janaína Dourado

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p24-32

Keywords:

Educação, Teoria Institucional, Inovação.

Abstract

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão teórica, utilizando alguns conceitosda Teoria Institucional para analisar questões ligadas à educação e à sustentabilidade. Afinal,a educação tem sido apontada quase que unanimemente como a solução para os desafiosda sociedade atual, com seu poder de influenciar e mobilizar inúmeras vertentes na buscade uma sociedade sustentável. Educar para a sustentabilidade tem como desafio acelerar oprocesso de mudança. Porém, para que exerça um papel transformador, faz-se necessárioque o próprio campo da educação se reinvente, permitindo a inovação. Como se trata deum campo estabelecido há muitos séculos, modificá-lo não é tarefa simples. A educação éum tema amplo, complexo abordado por inúmeras vertentes, desde a área acadêmica com aconstrução do conhecimento científico, passando pelos órgãos públicos, que buscam soluçõesalternativas para o ensino, pelas empresas privadas que trabalham com a capacitação embusca da sustentabilidade, chegando ao indivíduo, que busca, através da educação, novasoportunidades de crescimento pessoal. Como quebrar paradigmas sedimentados e que,justamente, os tornam mais difíceis de serem modificados? Como repensar o papel de cadapessoa e instituição na sociedade de modo que todos passem a adotar uma conduta maisajustada às novas necessidades da sociedade conectada e dinâmica? Para se viabilizar comoalternativa, a educação para a sustentabilidade deve gerar o conhecimento e incentivar areflexão, elementos necessários para promover as mudanças que levarão à transformação dasociedade, modificando a forma como ela se organiza e estrutura suas instituições.

Published

2014-09-15

Issue

Section

Papers