Conhecimento e Redes de Empresas: Um estudo sobre o Mapa de Redes da Indústria Fonográfica Brasileira

Autores/as

  • Luiz Felipe Quel Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Taise Carvalheiro Morais Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Marco Antonio Fonseca Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2016v7i3p42-54

Palabras clave:

Redes de Empresas, Mapas de Redes, Indústria Fonográfica, Gestão do Conhecimento

Resumen

 Este artigo demonstra que a conexão existente entre a indústria fonográfica brasileira e o seu ambiente externo pode ser caracterizada como uma rede de empresas capaz de promover maior competitividade por intermédio da viabilização da expansão e difusão do conhecimento dos diversos agentes de produção desta rede. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é con-duzida por meio de levantamento bibliográfico com análise qualitativa. Concluiu-se que o in-tercâmbio de atividades entre atores do ramo fonográfico, ocorre em forma de rede e pode ser representado num mapa de rede, onde são compartilhadas atividades de vendas, compras, marketing, design de produtos e ferramentas administrativas, sendo que o modelo de rede denominado Teia de Aranha é o que melhor se ajusta ao segmento da indústria fonográfica no Brasil.

Publicado

2016-12-13