ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: FRAMEWORK CONCEITUAL A PARTIR DE CASOS PORTUGUESES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i4p101-126

Palabras clave:

Ecossistema de empreendedorismo, ecossistema de inovação, políticas públicas, territórios de baixa densidade demográfica.

Resumen

No presente estudo exploratório de abordagem qualitativa, analisou-se o processo e as estratégias de formação de ecossistemas de empreendedorismo e inovação, em territórios de baixa densidade demográfica, partindo dos projetos: Parque Tecnológico do Vale do Tejo, Living Lab Beira da Cova e Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos, respectivamente, em Abrantes, Fundão e Penela (Portugal). Realizou-se entrevistas com nove atores sociais vinculados aos projetos e utilizou-se a técnica de análise de conteúdo com suporte do software NVivo. A partir de análise empírica e revisão de literatura, elaborou-se framework conceitual para formação de ecossistemas de empreendedorismo e inovação, onde foram delineadas as seguintes estratégias: programas de (i) reabilitação urbana, (ii) fomento à cultura da hospitalidade; (iii) incremento do uso de recursos endógenos, (iv) qualidade de vida, (v) qualificação de recursos humanos e (vi) apoio ao empreendedorismo e à inovação. Destaca-se que o framework proposto pode contribuir para orientação de políticas públicas e desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação em territórios de baixa densidade.  

Publicado

2021-01-08

Número

Sección

Papers