Transformação digital dos processos de adaptação entre estudantes estrangeiros que obtêm educação médica na República do Quirguistão
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2024v15i4p164-171Palavras-chave:
Serviços educacionais, Programa educacional, Qualidade da educação, Modelagem de processos de negócios, Modelagem funcionalResumo
O principal objetivo da pesquisa é melhorar a integração de estudantes estrangeiros no ambiente educacional por meio do desenvolvimento de um sistema especialista que sistematize e unifique os processos de adaptação nos níveis nacional e organizacional. Para implementar tal sistema, os autores conduzem uma análise estrutural do processo educacional e desenvolvem seus modelos formais refletindo mudanças nos estados do processo dependendo de influências externas e dos links lógicos entre eles. O estudo identifica os principais processos e objetos que interagem no ecossistema da instituição educacional, o que permite o desenvolvimento de uma arquitetura cliente-servidor para um sistema inteligente. Este sistema é projetado para dar suporte a estudantes internacionais ao longo de sua jornada educacional, auxiliando-os nos processos de tomada de decisão e interação com recursos educacionais. Os autores concluem que o modelo de transformação digital proposto dá suporte à adaptação de estudantes estrangeiros e se alinha com os objetivos educacionais e profissionais mais amplos da estratégia nacional do Quirguistão. O modelo oferece uma abordagem escalável e modular, proporcionando melhoria contínua dos programas educacionais e do gerenciamento geral dos processos de adaptação de estudantes internacionais.
Referências
Bilim AKIpress. V Kyrgyzstane obuchayutsya 58 600 inostrannykh studentov, - zamglavy Minobrazovaniya [There are 58,600 foreign students studying in Kyrgyzstan – Deputy Head of the Ministry of Education], 2024. https://bilim.akipress.org/news:2109057/?from=bilim&place=main-last
Buede, D.M., & Miller, W.D. The engineering design of systems: Models and methods. New York: John Wiley & Sons, 2024.
Codd, J. Teachers as 'managed professionals' in the global education industry: The New Zealand experience. In Mapping the field (pp. 50-62). Abingdon: Routledge, 2023.
IOM UN Migration. Analiz sushchestvuyushchikh predubezhdeniy i praktik povedeniya v otnoshenii inostrannykh studentov v Kyrgyzstane [Analysis of existing prejudices and behavioral practices towards foreign students in Kyrgyzstan], 2023. https://kyrgyzstan.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1321/files/documents/2023-09/iom-report-rus_2nd-round_30.08.2023_fin.pdf
Korotun, O., Kolodochkin, A., Laamarti, Yu., & Assylbayev, A. Simulation modeling in infrastructure modernization projects of the Russian part of the Central Eurasian Corridor. BIO Web of Conferences, 83, 05006, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20248305006
Krasnikov, A., Romanova, E., & Kireeva, O. Development of fishery information system for production processes organization. BIO Web of Conferences, 83, 03005, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20248303005
Krasnikova, I., & Kulibaba, I. Modeling processes of digital transformation of organization and waste collection of farming households. BIO Web of Conferences, 93, 03006, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20249303006
Krasnikova, I., & Orlik, L. Mobile app for household eco-activism. BIO Web of Conferences, 84, 02012, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20248402012
Kuzmenkov, M.Iu., & Levashenko, A.D. Eksport obrazovatelnykh uslug Rossiiskoi Federatsii [Education services exports of Russia]. Russian Foreign Economic Journal, 4, pp. 39-50, 2018.
Logachev, M., Ibraeva, A., Chokobaeva, G., Kozhobekov, K., Kalmatov, R., & Maksimov, A. Information system for controlling Russian sign language teaching: Organisation of educational process. Revista Conrado, 19(92), pp. 446-456, 2023.
Logachev, M., & Limarev, P. Project for the development of the Eurasian transport framework in the countries of Central Asia. BIO Web of Conferences, 83, 05005, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20248305005
Logachev, M.S., Kozhvnikov, E.V., Brusentsova, L.S., Mudarisov, R.Z., & Imangulov, A.B. Problem of quality of educational programs: Automated assessment method. Revista Inclusiones, 7, pp. 312-323, 2020.
Logachev, M.S., Laamarti, Y.A., Rudneva, S.E., Ekimov, A.I., Zemlyakov, D.N., & Barkov, A. Information system for monitoring and management of the quality of educational programs: Development of functioning algorithms. International Journal of Instruction, 15(3), pp. 429-450, 2022. http://dx.doi.org/10.29333/iji.2022.15324a
Logachev, M.S., & Zhukova, G.S. Problems of professional education in Russia: Quality monitoring of educational programs. Revista Inclusiones, 7, pp. 263-274, 2020.
Manenti, G., Ebrahimiarjestan, M., Yang, L., & Yu, M. Functional modelling and IDEF0 to enhance and support process tailoring in systems engineering. In 2019 International Symposium on Systems Engineering (ISSE) (pp. 1-8). IEEE, 2019. http://dx.doi.org/10.1109/ISSE46696.2019.8984539
Mudrakova, O., Kolodochkin, A., & Beresneva, Ya. Information system using computer vision technology for innovative beekeeping development. BIO Web of Conferences, 83, 03006, 2024. https://doi.org/10.1051/bioconf/20248303006
Sabharwal, S., Kaur, P., & Sibal, R. Empirical and theoretical validation of a use case diagram complexity metric. International Journal of Information Technology and Computer Science, 9(11), pp. 35-47, 2017. http://dx.doi.org/10.5815/ijitcs.2017.11.04
Tilley, S., & Rosenblatt, H.J. Systems analysis and design. Boston: Cengage Learning, 2017.
Tursunalieva, D.M., & Ubukeeva, A.T. Sostoianie i perspektivy razvitiia eksporta obrazovatelnykh uslug v Kyrgyzstane: Iz opyta kyrgyzskogo ekonomicheskogo universiteta im. M. Ryskulbekova. [The state and prospects of educational services export development in Kyrgyzstan: From the experience of Kyrgyz Economic University named after Musa Ryskulbekov]. In Kooperatsiia v meniaiushchemsia mire tsifrovykh tekhnologii. Conference proceedings, 2020, July 3, Kazan, Russia (pp. 274-280). Kazan: Pechat-Servis-XXI vek; Kazan Cooperative Institute, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.