As tecnologias da informação e comunicação como fator de produção na economia do conhecimento.

Autores

  • Flavio Morgado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Renato da Silveira Pazotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cristina Sanches Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2017v8i3p51-66

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia do conhecimento, fatores de produção

Resumo

O artigo objetiva avaliar as TIC como fator de produção na economia do conhecimento. Para tanto, foi utilizada a função de produção modificada de Robert Solow, que acrescenta a evolução tecnológica à função de produção. Considerou-se como com fator A o percentual de utilização de internet nos domicílios. No Brasil, cujo percentual de utilização da internet é de 54,2%, o efeito multiplicador do fator trabalho foi de 38,4%. Comparando-se com países em que o percentual supera 90%, o efeito multiplicador ultrapassa os 60%. Assim, reforçamos a importância das medidas de inclusão digital adotadas por governos, empresas e ONG para aumentar a produtividade do trabalho no Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-01