A Essência do Crescimento do Mercado de Alimentos Saudáveis em Países Asiáticos

Autores

  • Hideyuki Aoki Graduate School of Innovation & Technology Management, Yamaguchi University, Ube
  • Yoko Ishino Graduate School of Innovation & Technology Management, Yamaguchi University, Ube

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2017v8i3p108-117

Palavras-chave:

Mercado de alimento saudáveis, Análise Multivariada, GDP, Longevidade

Resumo

O chamado alimento saudável tem atraído atenção por mais de duas décadas, já que seu mercado vem se expandindo constantemente. No entanto, não há estudos mundiais sobre as relações entre o mercado de alimentos saudáveis e as situações econômicas ou sociais. Isso ocorre porque as definições e regulamentos sobre alimentos saudáveis diferem de um país para outro, de modo que é difícil comparar vários países ao mesmo tempo. Focando na Ásia, e dado que vários países asiáticos ja tem estabelecido regras e regulamentos dos alimentos saudáveis, e esta área contém vários países em termos de situações econômicas; foi realizada uma análise de regressão múltipla, na qual a despesa de alimentos saudáveis per capita como variável dependente e outras seis foram utilizadas como variáveis independentes. Como resultado, verificou-se que podemos estimar a despesa de alimentos saudáveis per capita com uma precisão considerável usando apenas duas variáveis explicativas: o PIB per capita e a taxa de envelhecimento da população. A função de regressão obtida nesta pesquisa nos permite prever quantitativamente o tamanho do mercado de alimentos saudáveis. Isso pode contribuir muito para fazer uma estratégia de marketing global de alimentos saudáveis.

Downloads

Publicado

2017-09-01