A Busca do Equilíbrio: A Lógica da Sustentabilidade como um fim.
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2017v8i4p130-146Palavras-chave:
Sustentabilidade, Marketing, Estratégia, Estrutura.Resumo
Com base em trabalhos recentes que buscam corrigir as deficiências das práticas de sustentabilidade contemporâneas, são exploradas duas versões de sustentabilidade. O primeiro, construído sobre a lógica do mercado com sua ênfase no crescimento, utiliza a sustentabilidade como um meio para um fim; um fim que não é sustentável: o crescimento. A segunda versão, construída sobre a lógica de equilíbrio desenvolvida por Georges Bataille (1967/2007), trata a sustentabilidade como o próprio fim e, portanto, é sustentável por definição. As lógicas subjacentes e a mecânica destas formas de sustentabilidade são exploradas. A capacidade da lógica Bataille de incorporar os achados existentes e oferecer um objetivo parcimonioso sobre o qual construir estratégias é discutida à luz de conexões específicas para pesquisa recente. Um caso empírico é fornecido para iluminar a existência da lógica de sustentabilidade na prática comercial contemporânea. São fornecidas implicações práticas e teóricas.Downloads
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