Como a inteligência competitiva pode contribuir com organizações já estabelecidas na antecipação, compreensão e gestão de inovações disruptivas

Autores

  • Claudio Jardim Vargas Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  • Gilberto Perez Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  • Maycon Franco Lourenço Gimenez Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2017v8i4p164-180

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Inovação Disruptiva, Sinais Fracos.

Resumo

Inovações Disruptivas (ID) são aquelas geradas por novas tecnologias que têm o poder de mudar a proposta de valor de um mercado e, ainda que comecem apenas em segmentos menores de clientes, eventualmente ganham o mercado principal e causam “disrupção” desafiando as empresas estabelecidas líderes. Pressupõe-se que a Inteligência Competitiva (IC) pode ser usada como uma estratégia dinâmica e um processo estruturado de coleta, análise e disseminação de informação e de geração de conhecimento para ajudar estas empresas estabelecidas a anteciparem, compreenderem e responderem melhor aos desafios de inovações disruptivas em suas indústrias. Por meio de um ensaio teórico baseado em extensa revisão bibliográfica sobre os temas, avaliou-se se e como a IC pode auxiliar estas organizações. A realização do estudo justificou-se principalmente pela escassez de trabalhos prévios relacionando os dois construtos (IC e ID) e optou-se pela ótica da empresa estabelecida (incumbente) e não das empresas disruptivas (entrantes). Acredita-se que estas discussões podem beneficiar estudiosos nos campos de IC e de Inovação e profissionais de diferentes indústrias que estejam sendo ou que possam ser futuramente desafiados por este tipo de inovação.

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Publicado

2017-12-24