Design Thinking e Roadmap de Produtos na Quarta Revolução Industrial

Autores

  • Rodrigo Lima Verde Leal Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i1p3-15

Palavras-chave:

Roadmapping de produtos, Design thinking, Gerenciamento de Tecnologia, Planejamento da Tecnológia.

Resumo

Este trabalho emprega a combinação das abordagens de Design Thinking e Roadmapping de Produtos para desenvolver as principais habilidades e capacidades de gerenciamento de tecnologia durante a Quarta Revolução Industrial. Apresenta uma visão geral da literatura dessas duas abordagens, mostrando uma lacuna na pesquisa que sugere sua combinação. Define o planejamento do Roadmapping da tecnologia como um problema complexo centrado no homem e propõe uma sequência simples de três etapas para avaliar quando o Design Thinking é aplicável. O artigo apresenta os resultados do uso desta abordagem em uma unidade de negócios em um instituto privado de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos. Uma delas é a identificação de seis conceitos diferentes, mas interligados, de mapeamento de estradas de tecnologia que são relevantes para as partes interessadas. O outro é um experimento de Planejamento Conjunto, que sugere que o planejamento do Roadmapping deve basear-se na co-criação de todos os interessados relevantes e deve ocorrer em múltiplos pontos do processo, a fim de compreender qualquer novo aprendizado e contexto que possam ocorrer ou surjam durante a execução da iniciativa de Roadmapping

Downloads

Publicado

2018-03-31

Edição

Seção

Artigos