Desenvolvimento Humano: O Retrato da Educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i2p67-77Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Humanizado, Educação, Brasil.Resumo
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério primordial para avaliar o desenvolvimento de um país e não apenas seu crescimento econômico. Em 2012, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEAD) e a Fundação João Pinheiro assumiram o desafio de adaptar a metodologia do IDH Global para o cálculo do IDH Municipal, o IDHM. Este trabalho tem como objetivo retratar a dimensão da educação, que é um dos três fatores básicos, em 5.565 cidades em 27 estados do Brasil. O resultado mostra que 50% dos estados são classificados como inadequados, 24% como satisfatórios, 16% como insatisfatórios e apenas 10% como referência. Essa evidência sugere a construção de planos de ação, como um programa de incubação para Estados classificados como insatisfatórios e um programa de benchmarking tomando como base países classificados como referência. A educação melhora a qualidade do fator humano e modifica todo o quadro do país, pois não há país que tenha conseguido se desenvolver sem investir massiva e eficientemente em educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.