Desenvolvimento Humano: O Retrato da Educação no Brasil

Autores

  • Arnoldo Jose de Hoyos Guevara School of Economics and Business Administration, Pontifical Catholic University of São Paulo
  • Daniela Gasperin Member of Group of Studies and Research on Futures, Pontifical Catholic University of São Paulo
  • Fernando Fukunaga School of Economics and Business Administration, Pontifical Catholic University of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i2p67-77

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Humanizado, Educação, Brasil.

Resumo

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério primordial para avaliar o desenvolvimento de um país e não apenas seu crescimento econômico. Em 2012, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEAD) e a Fundação João Pinheiro assumiram o desafio de adaptar a metodologia do IDH Global para o cálculo do IDH Municipal, o IDHM. Este trabalho tem como objetivo retratar a dimensão da educação, que é um dos três fatores básicos, em 5.565 cidades em 27 estados do Brasil. O resultado mostra que 50% dos estados são classificados como inadequados, 24% como satisfatórios, 16% como insatisfatórios e apenas 10% como referência. Essa evidência sugere a construção de planos de ação, como um programa de incubação para Estados classificados como insatisfatórios e um programa de benchmarking tomando como base países classificados como referência. A educação melhora a qualidade do fator humano e modifica todo o quadro do país, pois não há país que tenha conseguido se desenvolver sem investir massiva e eficientemente em educação.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos