Retenção do Conhecimento em uma Organização: A Resistência Psicológica ao Conhecimento Compartilhado Partilhando Ligação à Territorialidade
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2018v9i3p94-108Palavras-chave:
Gestão de Conhecimento, Conhecimento Compartilhado, Retenção de Conhecimento, Inovação, Teoria de Dois fatores de Motivação.Resumo
O mundo da gestão do conhecimento consiste em termos diferentes que circulam ao redor. Algumas palavras são mais significativas e freqüentemente usadas do que outras. Compartilhamento de conhecimento e transferência de conhecimento às vezes são medidos para ter conteúdo sobreposto e usado como sinônimo. A transferência de conhecimento entre os membros de uma organização atraiu a atenção tanto da academia quanto das empresas, porque a competitividade da empresa está diretamente ligada à disseminação da inovação por meio da organização. Independentemente dos esforços para aumentar o compartilhamento de conhecimento nas organizações, o sucesso tem sido sutil. É bastante claro que, em muitos casos, os funcionários não estão dispostos a compartilhar conhecimento, mesmo quando as práticas organizacionais são seguidas para facilitar a transferência. Como o escopo de inovação dentro de uma organização depende da transferência eficiente de conhecimento entre os membros, este artigo enfatiza o conceito de retenção de conhecimento, que é conhecido por interromper essa transferência e distinguir conceitos relacionados (barreiras de conhecimento, ocultação de conhecimento). O objetivo deste artigo é contribuir para encontrar as demarcações adequadas entre esses conceitos. Em primeiro lugar, para provar que o compartilhamento de conhecimento e a retenção de conhecimento são conceitos separados, a teoria de dois fatores de Herzberg é usada para explicar a diferença entre eles. Em segundo lugar, estudos anteriores sobre gestão do conhecimento são expostos a ter a retenção de conhecimento despercebida em cortesia do compartilhamento de conhecimento, levando a uma falta de informação sobre o anterior. Em terceiro lugar, a retenção de conhecimento é definida em duas maneiras distintas: a ocultação intencional e a acumulação não intencional de conhecimento. Por fim, as características de retenção de conhecimento são abreviadas com base em quatro comportamentos territoriais associados aos funcionários, a fim de promover áreas para estudos posteriores.Downloads
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