A Busca pela Qualidade de Vida no Ambiente Universitário: Relato de uma Experiência

Autores

  • Ruth Yamada Lopes Trigo Oga
  • Myrt Thânia de Souza Cruz

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2010v1i2a4

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Psicologia Organizacional, Aconselhamento.

Resumo

As transformações sociais e tecnológicas que ocorreram nos últimos anos têm alterado drasticamente o cerne das relações interpessoais e sociais, incorporando novas dinâmicas e tornando escassas tantas outras como os laços de solidariedade, por exemplo. Os seres humanos se vêem cada vez mais inseguros em relação ao aspecto profissional com conseqüências na sua vivência do cotidiano, inclusive em sua vida particular. O que os coloca diante de desafios cada vez mais complexos, na tentativa de conciliar diferentes dimensões da vida: espiritualidade, profissional, familiar, lazer, dentre outras. A pressão para o sucesso “a qualquer preço” intensifica o ritmo de trabalho e os coloca em condição de competitividade exacerbada, o que invariavelmente conduz a situações de estresse e, não raro, ao desenvolvimento de patologias decorrentes dessa pressão. Razão pela qual, através da prática de ouvir e ser continente à demanda da vida universitária e seus desdobramentos, criou-se um serviço de atendimento e orientação psicopedagógicos, cujo objetivo central era criar espaço de escuta e escoamento das demandas ali trabalhadas. Este trabalho se propõe a analisar a implementação de um serviço que atende e orienta as pessoas visando a promoção de saúde numa instituição educacional na cidade de São Paulo, sob a ótica do Pensamento Complexo, considerando-se as inter-relações dos múltiplos fatores históricos e sociais. Concluímos que, apesar das dificuldades encontradas no trabalho com as subjetividades humanas, pensar em alternativas viáveis é possível e, a busca pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas envolvidas em uma instituição torna-se uma necessidade cada vez mais imperante. A solução passa por experiências muitas vezes simples, mas criativas, cujos baixos custos indicam a possibilidade de replicá-las em outros contextos organizacionais.

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