UM PROGRAMA DE ASSOCIADOS E UM SITE DE RECLAMAÇÕES: COMO OS CLUBES ESPORTIVOS GERENCIAM AS EXPERIÊNCIAS DE SEUS ASSOCIADOS

Autores

  • Christian Gomes e Souza Munaier Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2019v10i3p75-87

Palavras-chave:

Futebol, Programas de fidelidade, Marketing de serviços, Reclame Aqui (Reclame Aqui)

Resumo

Para conquistar e manter os torcedores, os clubes de futebol mantêm programas de vantagens, também chamados de Programas de Fidelidade. Esses programas ganharam importância para as finanças das instituições existentes no Brasil, de fato 73 associações que já criaram seus programas, levantando 1.301.339 consumidores. No entanto, esses programas nem sempre atendem às expectativas dos fãs. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de satisfação e atendimento de suas queixas pelas instituições envolvidas nos Programas de Fidelidade. Seis programas foram analisados sob a perspectiva do marketing de serviços e do gerenciamento de satisfação de clientes. O estudo considerou as propostas dos programas específicos e coletou dados sobre reclamações e soluções fornecidas no site "Reclame Aqui" (Reclame Aqui). Um dos resultados é que entre os clubes estudados, Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras apresentaram os melhores resultados em seus esforços para solucionar problemas.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos