A SUSTENTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO TRIPLE BOTTOM LINE NAS PEQUENAS EMPRESAS DE PRODUTOS VEGANOS

Autores

  • Victor Hugo Piancó de Oliveira Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Sergipe
  • Veruschka Vieira Franca Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Sergipe https://orcid.org/0000-0002-1283-2344
  • João Ricardo Correia Andrade Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i1p97-115

Palavras-chave:

Triple Bottom Line, Sustentabilidade, Inovação, Práticas sustentáveis, Mercado vegano

Resumo

O desenvolvimento econômico e industrial permitiu que as pessoas pudessem viver melhor ao desenvolverem produtos e serviços que facilitassem suas vidas. Contudo, esses processos geram impactos que têm sido cada vez mais questionados quanto às formas de mitigação. Muitas empresas já buscam analisar seus processos sob a perspectiva do Triple Bottom Line (TBL), ou Tripé da Sustentabilidade, considerando as dimensões: financeira, ambiental e social. Nesse contexto, um mercado que vem se desenvolvendo nos últimos anos é o de produtos veganos, visto que seus consumidores têm o equilíbrio sustentável como um de seus ideais. A inovação orientada à sustentabilidade ou inovação sustentável está relacionada às inovações que contribuem para o TBL. Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas de inovação sustentáveis adotadas por pequenas empresas de produtos veganos e identificar quais as suas contribuições para cada uma das três dimensões do TBL. Foram realizados estudos de casos múltiplos, as informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas com os gestores das organizações e posteriormente, foi feita uma análise de conteúdo para as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas. Pode-se observar que as empresas adotam diversas práticas de inovação orientadas à sustentabilidade na dimensão ambiental, como logística reversa de embalagens, utilização de recursos biodegradáveis ou reutilizáveis, política de economia de energia e água e seleção de fornecedores sustentáveis. No âmbito social, foram identificadas práticas de saúde e segurança no trabalho, utilização de equipamentos de proteção individual, treinamentos, promoção de eventos e projetos sociais. Essas práticas, de uma forma geral, aumentaram receitas ao atrair mais consumidores para seus produtos e melhorar a imagem da empresa. Portanto, as pequenas empresas de produtos veganos pesquisadas desenvolvem práticas voltadas para o equilíbrio do tripé sustentável, com geração de valor ambiental e social, e não apenas a obtenção de ganhos econômicos.

 

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Publicado

2021-04-12

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Artigos