COBERTURA DE MÍDIA, CONEXÕES POLÍTICAS E RISCO CORPORATIVO

Autores

  • Zhou Yi School of Management, Wuhan University of Technology, Wuhan
  • Zhang Youtang School of Management, Wuhan University of Technology, Wuhan

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i3p45-61

Palavras-chave:

Cobertura da mídia, Conexões políticas, Risco corporativo, Natureza dos direitos de propriedade

Resumo

A cobertura da mídia, como uma parte importante do mecanismo externo de governança corporativa, desempenha um papel importante de orientação nos padrões de comportamento corporativo e na opinião pública. Tomando empresas listadas com ações A da Bolsa de Valores de Xangai e da Bolsa de Valores de Shenzhen de 2012 a 2017 como exemplos de pesquisa, este artigo analisou como a cobertura da mídia e as conexões políticas exercem influência sobre o risco corporativo em uma abordagem de estudo empírico. Este artigo tira as seguintes conclusões. Primeiro, a mídia, como meio de informação e participante externo da empresa, reduz significativamente o risco corporativo da empresa listada por meio de cobertura fechada da mídia. Em segundo lugar, quanto mais estreita a conexão uma empresa tem com o governo, maior o risco corporativo que ela encontra e, entretanto, menos efeito do efeito de aversão da cobertura da mídia em relação ao risco corporativo. Terceiro, com base em uma pesquisa adicional sobre a natureza dos direitos de propriedade da empresa, este artigo revelou que em empresas estatais, conexões políticas estreitas enfraquecem muito mais o efeito de aversão da cobertura da mídia ao risco corporativo do que em empresas privadas.

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Publicado

2020-10-19

Edição

Seção

Artigos