ESCALA DE VALORES PESSOAIS: VALIDAÇÃO DA AMOSTRA DE STARTUPS DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i1p144-151Palavras-chave:
Valores pessoais, Startups, EmpreendedoresResumo
Este estudo visa validar os valores pessoais que impulsionam os empreendedores a idealizarem startups no Brasil. Os respondentes da pesquisa estão incubados nos centros do Sebrae, serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas, na região do Alto do Tietê, São Paulo, Brasil. A pesquisa empírica quantitativa utilizou a escala de valores PQV, o Portrait Questionnaire Value, que avalia valores individuais com base no modelo de valores humanos de Schwartz. Dando continuidade aos estudos deste autor, esta pesquisa é feita considerando dez tipos de valores pessoais e quatro áreas que apresentam os seguintes indicadores: 1. Conservação (conformidade, tradição e segurança); 2. Abertura à mudança (autodireção, estimulação e hedonismo); 3. Auto-valorização (conquista e poder); 4. Autotranscendência (benevolência e universalismo ou filantropia). A escala contém 40 afirmações e descreve pessoas com diferentes objetivos, interesses e aspirações. Uma escala multidimensional (MDS), com o auxílio do software R, analisou os resultados para posicionar as dimensões dos valores. Confirmou-se a hipótese de que os valores latentes predominantes são da abertura para mudança de área. Assim, conclui-se que valores pessoais relacionados à abertura à mudança, como: autodeterminação, estímulo e hedonismo ou prazer, são valores latentes nos empreendedores entrevistados. Esses valores estão relacionados à liberdade, criatividade, ousadia e prazer em seus projetos.
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