Partes interessadas e o impacto desse exercício em projetos de transformação digital
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i3p98-108%20Palavras-chave:
Gestão de stakeholders, Transformação Digital, Atendimento ao ClienteResumo
O objetivo deste relatório técnico foi observar a relação dos públicos interno e externo durante a execução de um projeto de transformação digital em uma locadora de veículos líder no Brasil. O relatório foi elaborado com abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando consulta aos dados primários do projeto, análise documental e observação participante. Os resultados sinalizam a importância do correto mapeamento dos stakeholders e como isso afeta os laços de confiança entre as diversas partes envolvidas, fator capaz de influenciar a trajetória do projeto. Este estudo limitou-se a ter analisado apenas um projeto. Como estudos futuros, pode-se estudar o impacto da influência das partes interessadas nos programas e carteiras de transformação digital e como o fator tempo é afetado neste arranjo organizacional.
Referências
BIANCOLINO, C. A., KNIESS, C. T., MACCARI, E. A., & RABECHINI Jr., R. Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos, 2012, 3(2):294–307.
DA SILVA, L. F., RUSSO, R. D. F. S. M., & DE OLIVEIRA, P. S. G. Quantitativa ou qualitativa? um alinhamento entre pesquisa, pesquisador e achados em pesquisas sociais. Revista Pretexto, 2018, 19(4):30-45.
DROUIN, N., MÜLLER, R., & SANKARAN, S. The nature of organizational project management through the lens of integration. In: Cambridge Handbook of Organizational Project Management, Cambridge: Cambridge University Press 2017:9–18
ESKEROD, P. & LARSEN, T. Advancing project stakeholder analysis by the concept ‘shadows of the context. International Journal of Project Management, 2018, 36(1):161–169.
ESKEROD, P. STAKEHOLDERS. In: S. Sankaran, R. Müller, & N. Drouin (Eds.), Cambridge Handbook of Organizational Project Management (pp. 172-185). Cambridge: Cambridge University Press, 2017:172–185.
FRANCISCO DE OLIVEIRA, G. & RABECHINI, R. Stakeholder management influence on trust in a project: A quantitative study. International Journal of Project Management, 2019, 37(1):131–144.
FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder approach. Cambridge University Press, 2010.
JONES, T. M., & WICKS, A. C. Convergent stakeholder theory. Academy of Management Review, 1999, 24(2):206-221.
JUNIOR, C. F. DE C., & CARVALHO, K. R. S. dos A. Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes. Revista Sitio Novo, 2018, 2(2):68–84.
JUNK, W. S. The Dynamic Balance Between Cost, Schedule, Features, and Quality in Software Development Projects. Computer Science Dept., University of Idaho, SEPM-001, April 2000.
KONGTHON, A., KONGYOUNG, S., SANGKEETTRAKARN, C., & HARUECHAIYASAK, C. Implementing an online help desk system based on conversational agent. Proceedings of the International Conference on Management of Emergent Digital EcoSystems, 2009:450–451.
KUTOMI, A. S., & PISCOPO, M. R. Comprometimento e envolvimento dos stakeholders internos em projetos. II Simpósio de Gestão de Projetos - II Singep, 2013.
MAGAÑA MARTÍNEZ, D., & Fernandez-Rodriguez, J. C. Artificial Intelligence Applied to Project Success: A Literature Review. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, 2015, 3(5):77
MORETTI, J. Qual o real impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao consumidor? Isto é Dinheiro, July 2019.
OBRADOVIC, V., KOSTIC, S. C., & MITROVIC, Z. Rethinking project management - Did we miss marketing management? In Serpell, A. and Ferrada, X. (Ed.). Proceedings of the 29th IPMA world congress wc2015 Elsevier Science bv, 2016:390-397
PEPPERS, D., ROGERS, M., & DORF, B. Is your company ready for one-to-one marketing? Harvard Business Review, 2016, 77(1):151–160.
RABECHINI JUNIOR, R., & CARVALHO, M. M. de. Perfil das competências em equipes de projetos. RAE Eletrônica, 2003, 2(1):1–17.
WEBER, R. Intelligent Jurisprudence Research: A new concept. Proceedings of the International Conference on Artificial Intelligence and Law, 1999: 164–172
VALLADARES, L. Os dez mandamentos da observação participante. Revista Brasileira de Ciências Sociais 2007, 22(63):153-155.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.