O marketing viral cria consciência da marca? Um estudo exploratório com estudantes universitários

Autores

  • Rafael Taino Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Rafael Rodrigues Cardoso Pontificia Universidade Católica de São Paulo
  • Alexandre Luzzi Las Casas Pontificia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i3p109-117%20

Palavras-chave:

Marketing Viral, Conscientização da marca, Viralização

Resumo

O marketing viral atraiu a atenção de muitos estudantes e pessoas da área de marketing devido ao amplo alcance que a mensagem que compartilha pode ter. Estudos recentes investigaram o que leva as pessoas a compartilhar conteúdo viral e qual conteúdo tem maior probabilidade de se tornar viral. No entanto, não há correlação comprovada entre viralazation e geração de conhecimento da marca. Considerando que o principal objetivo de qualquer Marketing é fazer com que o público-alvo identifique e se lembre de uma marca, o presente estudo investigou por meio de uma pesquisa exploratória se os vídeos que se viraram em 2016 foram capazes de gerar notoriedade de marca em um grupo de alunos da Pontifícia Igreja Católica Universidade de São Paulo-PUC / SP. Os resultados mostraram impacto limitado na criação de notoriedade da marca, devido à experiência anterior do público em reconhecimento da marca apresentada no vídeo. Além dos resultados, o estudo também contribui questionando o conteúdo veiculado nos vídeos virais e mostra como o tempo de exposição de uma marca em um vídeo influencia diretamente na criação do conhecimento da marca.

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Publicado

2021-11-02 — Atualizado em 2021-11-21

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