Planejamento estratégico de cidades resilientes e regenerativas
um estudo de caso sobre como as novas gerações podem contribuir
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i4p58-68%20%20Palavras-chave:
Resiliência, Regenerativa, Gerações, Qualidade de VidaResumo
Resiliência é um processo no qual as comunidades respondem coletivamente a eventos significativos, usando várias capacidades adaptativas e de enfrentamento. Esse cenário mobilizou reflexões e estratégias sobre a necessidade de construir cidades resilientes e regenerativas com capacidade de recuperação de desastres e adaptação sustentável às mudanças. A visão ecossistêmica da resiliência percebe o indivíduo incorporado em uma teia de relações complexas de forma que o indivíduo, a família e o meio ambiente estejam interligados e cada esfera contribua para o enfrentamento das adversidades. Esta pesquisa qualitativa se delineou em um estudo de caso realizado online com 200 indivíduos, dos quais 150 são alunos de 11 a 13 anos e 50 professores, de quatro escolas municipais. A pesquisa respondeu ao seguinte questionamento: Como o conhecimento dos sentimentos e as formas de lidar com eles em adolescentes e professores influenciam no desenvolvimento de uma cidade resiliente e regeneradora? A análise de conteúdo foi aplicada para analisar os dados com o auxílio do software NVivo versão 20. A pesquisa foi realizada por meio do Projeto Qualidade de Vida Conhecendo os Sentimentos promovido pelo Programa Cidade Resiliente do Município de Veranópolis / RS , Brasil. Os resultados mostraram a importância do projeto para a vida das pessoas e a compreensão de seus sentimentos para o desenvolvimento e o fortalecimento da resiliência. A preparação para o exercício da cidadania começa pelo conhecimento de si mesmo e do meio em que se vive, objetivando interpretar e atuar na sociedade de forma responsável e, nesse processo, construir uma comunidade resiliente e regeneradora.
Referências
Bandura, A. Social learning and personality development. Holt, Rinehart, and Winston, 1963.
Bardin, L. Content analysis. Edições, 2011.
Caballo, V. E. Manual of therapy techiniques and behavior modification. Santos, 2014.
Fleming, R. Design Education for a Sustainable Future. Routledge, 2013
Foucault, M. Technologies of the self. Ed. Technologies of the Self. A Seminar with Michel Foucault. Anherst: The University of Massachusetts Press, 1988:16-49.
Gardner, H. Multiple Intelligences: Theory in practice. Artmed, 1995.
Gil, A. C. How to desing research projects. Atlas, 2017.
Global Hazards Report. World Economic Forum. Global Risks. 15 Edition. Geneva, 2020.
Hanson,R. Resilient: How to Grow an Unshakable Core of Calm, Strength, and Happiness. Harmony, 2018.
Kirmayer, L. J.; Sehdev, M.; Whitley, R.; Dandeneau, S. F.; Isaac, C.. Community Resilience: Models, Metaphors and Measures, Journal of Aboriginal Health, November
Kronenfeld, J. J. Social Factors and Disparities in Health and Health Care. Emerald Books, 2016.
Norris, F. H.; Stevens, S. P. Community Resilience as a Metaphor, Theory, Set of Capacities, and Strategy for Disaster Readiness. American Journal of Community Psychology. April 41(1-2), 2008:127-50.
Pichon-Riviere, E. Bond theory. Martins Fontes, 2007.
SENGE, P.; Smith, B.; Kruschwitz, N.; LAUER, J.; SCHLAY, S. How Individuals and Organizations are Working Together to Create a Sustainable World. Paperback, 2010.
Spialeka, M. L.; Czlapinskia, J. Heidi M.; Houston, B. Disaster communication ecology and community resilience perceptions following the 2013 central Illinois tornadoes. International Journal of Disaster Risk Reduction. Vol. 17, August 2016: 154-160.
Tough, P. A matter of character. Intrínseca, 2014.
UNDRR. The United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR). International Journal of Disaster Risk Reduction. 2021. Available in https://www.undrr.org
Vygotsky, L. S. The builder of thoght and language. Martins Fontes, 2009.
Yin, R. K. Case study: planning and methods. Porto Alegre Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.