Responsabilidade Social Corporativa
um estudo de caso Alpargatas-Havaianas e Instituto de Pesquisa Ecológica – IPÊ, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v14i1p65-76Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Relacionado a Causas, Ipê, BrasilResumo
O presente estudo aborda a Responsabilidade Social Corporativa relativo a um estudo de caso sobre Marketing Relacionado a Causas, cujo conceito é definido por parcerias estratégicas entre empresas e organizações sociais. As empresas investem na causa social, promovendo a responsabilidade social corporativa, enquanto as organizações sociais recebem recursos financeiros para suas causas, e ambas ganham visibilidade. Atualmente, é bastante comum encontrar empresas em todo o mundo que incluem o investimento social privado em suas estratégias de mercado para agregar valor e credibilidade às suas marcas. No entanto, no Brasil poucas empresas estão cientes da possibilidade de utilizar esta ferramenta de Marketing Relacionado a Causas (MRC). O escopo deste estudo é compreender e esclarecer o tipo de parceria entre a Alpargatas-Havaianas e o Instituto de Pesquisa Ecológica-IPÊ, no Brasil, bem como identificar os principais desafios da parceria desenvolvida por ambos. Para atingir esse objetivo, foi realizada pesquisa bibliográfica, seguida de análise documental, entrevistas em profundidade parcialmente estruturadas, além de observação direta em algumas lojas. A parceria iniciou em 2004 e mostrou ter princípios de MRC bem estruturados, no que diz respeito ao alinhamento entre as partes, parceria formal, causa social, modalidade de doação e duração. Observou-se que os vendedores das lojas exclusivas das sandálias Havaianas e IPÊ podem ser melhores preparados e a comunicação da parceria com o consumidor pode ser fortalecida. O Marketing Relacionado a Causas mostrou-se importante ferramenta de Responsabilidade Social Corporativa.
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