Responsabilidade Social Corporativa

um estudo de caso Alpargatas-Havaianas e Instituto de Pesquisa Ecológica – IPÊ, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v14i1p65-76

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Relacionado a Causas, Ipê, Brasil

Resumo

O presente estudo aborda a Responsabilidade Social Corporativa relativo a um estudo de caso sobre Marketing Relacionado a Causas, cujo conceito é definido por parcerias estratégicas entre empresas e organizações sociais. As empresas investem na causa social, promovendo a responsabilidade social corporativa, enquanto as organizações sociais recebem recursos financeiros para suas causas, e ambas ganham visibilidade. Atualmente, é bastante comum encontrar empresas em todo o mundo que incluem o investimento social privado em suas estratégias de mercado para agregar valor e credibilidade às suas marcas. No entanto, no Brasil poucas empresas estão cientes da possibilidade de utilizar esta ferramenta de Marketing Relacionado a Causas (MRC). O escopo deste estudo é compreender e esclarecer o tipo de parceria entre a Alpargatas-Havaianas e o Instituto de Pesquisa Ecológica-IPÊ, no Brasil, bem como identificar os principais desafios da parceria desenvolvida por ambos. Para atingir esse objetivo, foi realizada pesquisa bibliográfica, seguida de análise documental, entrevistas em profundidade parcialmente estruturadas, além de observação direta em algumas lojas. A parceria iniciou em 2004 e mostrou ter princípios de MRC bem estruturados, no que diz respeito ao alinhamento entre as partes, parceria formal, causa social, modalidade de doação e duração. Observou-se que os vendedores das lojas exclusivas das sandálias Havaianas e IPÊ podem ser melhores preparados e a comunicação da parceria com o consumidor pode ser fortalecida. O Marketing Relacionado a Causas mostrou-se importante ferramenta de Responsabilidade Social Corporativa.

Referências

Adkins, Sue. Cause Related Marketing: Who Cares Wins. London: Butterworth-Heinemann, 2ª edição,2004.

Biglione, Ana. Como as empresas podem usar seus recursos, expertise e conhecimento gerencial para apoiar

organizações sociais e as vantagens do Marketing Relacionado a Causas, 2007. Available at:

http://www.idis.org.br. Accessed on 20.05.2022.

Brown, Lester R. Plano B: Mobilização para salvar a civilização. New contente, 2009.

Correa, Renata Martins. Os níveis de Consciência Organizacional, sob a Perspectiva da Responsabilidade

Social. Dissertação Mestrado. Pontifícia Universidade Católica – SP Brasil, 2012.

Dowbor, Ladislau. Democracia Econômica: Alternativas de Gestão Social, 2010. Available at:

http://dowbor.org./artigos. Accessed on 20.03.2022.

Dowbor, Ladislau. Inovação Social e Sustentabilidade, 2009. Available at:

http://dowbor.org./artigos. Accessed on 20.03.2022.

Elkington, J. Cannibals with Forks: The Triple Bottom Line of the 21st Century, New Society

Publishers, Stoney Creek, CT, 1998.

Erdogan, B.Z.; Torun, T.; Gonulluoglu, S. Effects of materialism and religious values on attitudes towards

cause-related marketing. Social Business, 2014, vol. 4, no. 2, p. 153-168.

Ethos. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Responsabilidade Social Empresarial para

Micro e Pequenas Empresas, 2021. Available at: http://www.ethos.com.br. Accessed on: 05.06. 2022.

Flick, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 p. 143-163.

Guevara, Arnoldo José de Hoyos et al. (org). Consciência e Desenvolvimento Sustentável nas

Organizações. Ed. Campus. São Paulo, 2009.

Hartmann, M.; Klink, J., Simons, J. Cause related marketing in the German retail sector: exploring the

role of consumers. Food Policy, 2015, 52, p. 108-114.

Heikkurinen, P., Bonnedahl, K. Corporate responsibility for sustainable development: a review and conceptual comparison of market- and stakeholder-oriented strategies. Journal of Cleaner Production 43, 191-198, 2013.

Henderson, Hazel. Construindo um mundo onde todos ganhem, São Paulo, Ed. Culturix, 1996

Hensley et al. Millennial consumers’ responses to cause-related marketing in support of LGBTQ homeless

Youth. Soc. Sci., 8 (8) (2019).

Idis – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Guia Prático de Marketing Relacionado a

Causas: diretrizes e casos. São Paulo, 2007.

Idis – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Relatório “Growing Opportunity:

Entrepreneurial Solutions to Insoluble Problems”, 2007. Available at:: http://www.idis.org.br. Accessed on

02.2022.

Instituto Carbono Brasil. Consumidor ligado a causas sociais, 2010. Available at:

http://www.institutocarbonobrasil.org.br. Accessed on 05.05.2022.

Ipê- Instituto de Pesquisas Ecológicas, 2015. Available at:< http://www.ipe.org.br. Accessed on 15.07.2022.

Jamie et al. Engaging gen Y customers in online brand communities: a cross-national assessment. Int. J.

Inform. Manag. Elsevier Ltd, 56 (2021), p. 102252.

Kuo, A.; Rice, D.H. The impact of percentual congruence on the effectiveness of cause-related marketing

campaigns. Journal of Consumer Psychology, 2015, 25 (1), p. 78-88.

Lee, J.Y; Johnson, K.K.P. Cause-related marketing strategy types: assessing their relative effectiveness

J. Fash. Mark. Manag., 23 (2) (2019), pp. 239-256.

Lerro et al. Cause related marketing among Millennial consumers: the role of trust and loyalty in the food

industry. Sustainability (Switzerland), 11 (2) (2019).

Malhotra, N. K. Pesquisa de marketing. Uma orientação aplicada, 2005. 4 ed. São Paulo: Bookman.

Maniatis, P. Investigating factors influencing consumer decision-making while choosing green products. Journal of Cleaner Production 1-14, 2015

Mazzotti-Alves, A J. O método nas Ciências Naturais e Sociais – pesquisa quantitativa e qualitativa, São

Paulo: Pioneira, 1998.

Mititelu, C. Fiorani, G.; Mariani, S. Cause related marketing: Armani initiative ‘Acqua for Life’.

International Review Public Nonprofit Marketing, 2014, 11, p. 285-305.

Ritter, A., Borchardt, M., Vaccaro, G., Pereira, G. Motivations for promoting the consumption of green products in an emerging country: exploring attitudes of Brazilian consumers. Journal of Cleaner Production 106, 507-520, 2015.

Robinson, S.R.; Irmak, C.; Jayachandran, S.. Choice of cause in cause-related marketing. Journal of

Marketing, 2012, vol. 76, p. 126-139.

Rundio, A.; Heere, B.; Newland B. Cause-related versus non-cause-related sport events: differentiating

endurance events through a comparison of athletes’ motives. Sport Marketing Quaterly, 2014, 23, p. 17-26.

Senge, Peter. Presença: Propósito Humano e o Campo do Futuro. São Paulo, 2007.

Urwin; Joao. Generation Y’s perceived preference for green hotel. Afric. J. Hospital. Tour.

Leisure, 9 (2) (2020), pp. 1-20.

Varadorajan, P. Rajan; Menon, Anil. “Cause related marketing: a coaliment of marketing strategy and

corporate philantropy”. Journal of Marketing, 1988.

Voltolini, Ricardo. Marketing Relacionado a Causas, 2006. Available at: http://www.marketingsocial.kit.net/artigos. Accessed on 08 .02. 2022.

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos, 2005. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Zenone, C.L. Marketing Social, Editora Thonson, 2006.

Downloads

Publicado

2023-03-27