Soft skills e padrões criados pela robotização no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2022v13i4p186-194Palavras-chave:
Mercado de trabalho, Transformação digital, Novas competências, Competências Comportamentais, Futuro do trabalhoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças nas exigências de qualificação dos trabalhadores e a necessidade de desenvolver competências comportamentais, as soft skills, por meio da aquisição de novos conhecimentos para o ingresso e a permanência em um mercado de trabalho competitivo. Com a pandemia, as empresas demandam mais empatia e resiliência dos trabalhadores para enfrentar as adversidades atuais e futuras. Em um cenário de incertezas, considera-se as potencialidades humanas e a capacidade de adaptação no processo gradual da substituição de mão de obra por máquinas nas atividades laborais em todas as áreas da sociedade.
Referências
AFONSO, José Roberto. Trabalho 4.0. São Paulo: Almedina, 2020.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
ARBIX, Glauco. Ciência e Tecnologia em um mundo de ponta-cabeça. Estudos Avançados. v. 34, n. 99, pp. 65-76. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.005. Acesso em: 10 jun. 2022.
ASSUNÇAO, Yluska Bambirra; GOULART, Iris. Barbosa. Qualificação Profissional ou Competências para o Mercado Futuro? Future Journal, v. 8, n. 1, pp.175-209. 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/41981/qualificacao-profissional-ou-competencias-para-o-mercado-futuro--/i/pt-br. Acesso em: 21 jun. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BRASIL. (1968). Senado Federal. Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-norma-pl.html. Acesso em: 04 nov. 2022.
BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal: Centro Gráfico, p. 4.
BRASIL. (2008). Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.
BRASIL. (2018). Ministério do Trabalho e Emprego. Profissões do futuro exigem capacitação e interdisciplinaridade. Disponível em: https://mte.jusbrasil.com.br/noticias/572985300/profissoes-do-futuro-exigem-capacitacao-e-interdisciplinaridade. Acesso em: 21 jun. 2022.
BRYNJOLFSSON, Erik., MCAFEE, Andrew. Novas tecnologias versus Empregabilidade: Como a Revolução Digital acelera a Inovação, desenvolve Produtividade e transforma de modo irreversível os Empregos e a Economia. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2014.
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, v. 1, A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
DIOGO, Ricardo Alexandre.; KOLBE JUNIOR, Armando.; SANTOS, Neri. A transformação digital e a gestão do conhecimento: contribuições para a melhoria dos processos produtivos e organizacionais. IN: P2P e Inovação, v. 5, n. 2, pp. 154-175, 8 mar. 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4384. Acesso em: 10 jun. 2022.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor: Prática e Princípios. São Paulo, Cengage Learning, 1986.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2013.
FATECSP. Quem somos. (2021). Disponível em: http://www.fatecsp.br/?c=a_fatecsp. Acesso em: 7 nov. 2022.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Teresa Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
FORD, Martin. Os robôs e o futuro do emprego. Rio de Janeiro: Best Business, 2019.
GABRIEL, Martha. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Atlas, 2018.
GRAGLIA, M. A. V.; HUELSEN, P. G. V. The Sixth Wave of Innovation: Artificial Intelligence and The Impacts on Employment. In: RISUS – Journal on Innovation and Sustainability, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 3-17, jan-fev. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2179-3565.2020v11i1p3-17. Acesso em: 5 nov. 2022.
GRAGLIA, M. A. V.; LAZZARESCHI, N. A Indústria 4.0 e o Futuro do Trabalho: Tensões e Perspectivas. In: Revista Brasileira de Sociologia, São Paulo, v. 6, n. 14, p. 109-151, set. - dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20336/rbs.424. Acesso em: 6 nov. 2022.
HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas). São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
IFR. International Federation of Robotics. (2020). Record 2.7 Million Robots Work in Factories Around the Globe #World Robotics 2020. Disponível em: https://ifr.org/news/record-2.7-million-robots-work-in-factories-around-the-globe. Acesso em: 27 jun. 2022.
LAZZARESCHI, Noêmia. Sociologia do trabalho. Curitiba: IESDE, 2008.
LIMA, Julianna Costa. Empatia. In: ANTUNES, Lucedile (org.). Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos. pp. 177-184. São Paulo: Literare Books International, 2020.
MANFREDI, Silvia Maria. (1998). Trabalho, qualificação e competência profissional – das dimensões conceituais e políticas. Educação & Sociedade, 19(64), v. 19, Campinas, pp. 13-49. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000300002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2022.
MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Prefácio. In: Afonso, José Roberto. Trabalho 4.0. São Paulo: Almedina, 2020.
MATTOSO, Jorge. (2000). Tecnologia e emprego: uma relação conflituosa. In: São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, pp. 115-123. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000300017. Acesso em: 2 jul. 2022.
MEIRA, Luciano Alves. (2020). Introdução. In: ANTUNES, Lucedile (org.). Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos. pp. 13-20. São Paulo: Literare Books International, 2020.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
POCHMAN, Márcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1995.
SCHUMPETER J.A. Business Cycles: A Theoretical, Historical and Statistical Analysis of the Capitalist Process. New York and London: McGraw-Hill Book Company, 1939.
SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.
SENNET, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2005.
WHITING, Kate. (2020). These are the top 10 Job skills of tomorrow – and how long it takes to learn them. World Economic Forum. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2020/10/top-10-work-skills-of-tomorrow-how-long-it-takes-to-learn-them/. Acesso em 30 jun. 2022.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003.
ZUFFO, João Antônio. A sociedade e a economia no novo milênio: os empregos e as empresas no turbulento alvorecer do século XXI, livro 2. Barueri: Editora Manole, 2003. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448328/. Acesso em: 28 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.