Ferramentas tecnológicas no ensino e aprendizagem nas instituições de educação brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v14i2p80-87Palavras-chave:
Ferramentas Tecnológicas, Ensino e Aprendizagem, Educação BrasileiraResumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre as ferramentas tecnológicas que auxiliam o ensino e a aprendizagem publicadas no Encontro Brasileiro de Pós-Graduandos em Educação Matemática (EBRAPEM) entre 2017 e 2019. Com base nos critérios de inclusão, foram encontrados 130 artigos publicados no Encontro, porém, ao analisar os critérios de exclusão, restaram 29 estudos a serem analisados. Dentre os resultados, informa-se que o GeoGebra é a ferramenta mais presente nos artigos, possuindo uma grande flexibilidade de uso, pois atende faixas etárias desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Os estudos selecionados abordam com interesse as diferenças sociais que impedem o acesso às ferramentas de aprendizagem nas escolas de todas as regiões do Brasil. Assim, chamam a atenção dos professores que já exercem a profissão para a necessidade de se atualizar e buscar conhecer essas tecnologias inevitáveis nos tempos atuais. Por fim, o estudo revela diferentes aceitações de ferramentas de aprendizagem nas regiões brasileiras, com menos evidências de uso das ferramentas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Referências
Araújo, I. K.; Brito, M. L. A.; Jesus, A. C. S. Times of crisis in the administration public: perception of managers of the municipality of Cruzeta/RN, Humanidades & Inovação, vol. 7, no. 2, pp. 290-299, 2020.
Barbosa, M. V.; Fernandes, N. A. M. Políticas Públicas para Formação de Professores – Brasil, v. 30, n. 98, p. 1-231, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/ Acesso em: 27 jul. 2022.
Ferreira D. O.; Brito, M. L. A. “Quality of care in the clothing trade: A study in the city of Currais Novos-RN,” Research, Society and Development, vol. 9, no. 2, pp. e93922093, jan. 2020, doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2093.
Freire, T. B. P. Ensino de Matemática: as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e o Planejamento do Ensino com Vistas na Aprendizagem – XX EBRAPEM – Curitiba, PR – 12 1 14 nov., 2017. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/gd4_talita_freire.pdf. Acesso em 30 jul. 2022.
King, K. P. “Professional learning in unlikely spaces: social media and virtual communities as professional development,” International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), vol. 6, no. 4, pp. 40-46, 2011, DOI: http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v6i4.1765.
Raminelli, U. J. et al. Aplicativo Para Smartphones Utilizando a Plataforma App Inventor 2: Avaliando o Grau de Satisfação dos Alunos por Meio de um Instrumento de Análise utilizando a Escala Likert.
Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/artigo5_infor_n3v1_2017. Acesso em: 29 jul. 2022
Ribeiro, F. M; Paz, M. G. O Ensino da Matemática Por Meio De Novas Tecnologias. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório Ano 2 – Vol. 2 – Nº 2 – AGO/201– ISSN 2237-7077. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.
Rodrigues, R. U. Sala De Aula Invertida E Geometria: Uma Proposta Para A Formação Do Professor Do Ensino Fundamental I - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação. Os Anais do XXII EBRAPEM-UFMG. 3 nov. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318838051_Sala_de_Aula_Invertida_Metodologias_Ativas_para_Potencializar_o_Ensino_e_Aprendizagem_de_Conteudos. Acesso em 29 jul, 2022.
Silva, F. B.; Brito, M. L. A. “Professional internships and the skills of the administrator: a study with graduates and graduates of a federal Higher Education Institution.” Research, Society and Development, vol. 9, no. 2, pp. e11092925, mar. 2020, doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.925
Tardif, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 2002. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2724102/mod_resource/content/1/Saberes%20docentes%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o%20profissional.pdf Acesso em: 28 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.