Gestão de crises de marcas brasileiras nas redes sociais

uma análise à luz dos conceitos de transparência e swarm digital

Autores

  • Manoel Joaquim F. de Barros Universidade Salvador – UNIFACS
  • Paulo Melo Universidade Salvador – UNIFACS
  • Lívia V. de Oliveira Bispo Universidade Salvador – UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v14i3p182-189

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Marcas Brasileiras, Crise de Imagem Corporativa, Transformação Digital

Resumo

O comportamento do consumidor em ambiente digital é o elemento central deste estudo e representa um tema relevante e um desafio para os gestores de marketing. A questão de partida deste estudo está relacionada a conceitos como transparência e enxame digital propostos pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han. Esses conceitos são relevantes para compreender o contexto brasileiro das marcas envolvidas no ambiente digital. Este estudo utiliza abordagem qualitativa para coleta de dados, por meio da metodologia de estudos de casos múltiplos. Para a coleta de dados utilizou-se o método de pesquisa netnografia e análise de conteúdo para avaliação dos resultados. As descobertas rejeitam a teoria proposta por Byung-Chul Han, uma vez que os consumidores brasileiros parecem ávidos por se envolverem em tempestades causadas por crises online. Além disso, apresentam capacidade suficiente para articular a promoção de efeitos negativos concretos do ponto de vista de perdas económicas, pressões políticas e choques no segmento bolsista. Para estudos futuros, sugerem-se análises em outros contextos internacionais para comparar e discutir sobre o exercício da liberdade pelos cidadãos em ambiente digital e seus impactos negativos nos ativos corporativos das organizações.

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Publicado

2023-09-21