Ações de desenvolvimento sustentável e resiliente

uma experiência de participação e colaboração

Autores

  • Daniela Gasperin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2179-3565.2023v15i1p37-46

Palavras-chave:

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Redução de Riscos, Resíduos Sólidos

Resumo

Estudos relatam que 85% da população brasileira vive em grandes centros urbanos, por isso as cidades devem se preparar para lidar com essa realidade e possíveis adversidades. Este artigo descreve a experiência do Município de Veranópolis, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com o Projeto "O lixo é sua responsabilidade", previsto no Programa Cidade Resiliente de Veranópolis. O método de pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de campo. O Projeto teve como objetivo aprimorar o conhecimento sobre a separação e destinação correta dos resíduos sólidos e promover uma cultura de preservação ambiental. Para tanto, foram convidadas seis Escolas Municipais e duas Particulares, profissionais dos setores público e privado e organizações não governamentais, totalizando mais de 3.000 participantes, por um período de cinco meses. Os resultados mostram que a implementação do Projeto contou com a participação e colaboração de todos os envolvidos. Além do engajamento de alunos, professores, famílias e comunidade na entrega e recebimento de materiais didáticos e no descarte correto dos resíduos.

Referências

Bonn, V. 2016. Waste Management. Publishing company: Clanrye International. 261 p.

Brazilian Association. Brazilian Association of Public Cleaning and Special Waste Companies. 2023. Overview of Solid Waste in Brazil. Available at: https://abrelpe.org.br. Accessed on: September 12, 2023.

European Environment Agency. 2023. Available at: https://www.eea.europa.eu/pt. Accessed on: September 12, 2023.

Ferreira, N. S. C. 2000. Can we work together?: Education management responsibilities in action. Education in Magazine, 1(1), 1–18.

Federal Public Ministry. 2023. Law No. 12,305, of August 2, 2010. Available at: https://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr4/dados-da-atuacao/projetos/qualidade-da-agua/legislacao/leis-federais/lei-no-12-305-de-2-de-agosto-de-2010/. Accessed on: September 05, 2023.

Freire, P. 1975. Cultural Action for Freedom. Publishing company: Harvard Educational Press. 72 p.

Freire, P. 2016. Pedagogy of indignation. Publishing company: Paradigm Publishers. 176 p.

Freire, P. 2021. Teaching and learning with Paulo Freire: pedagogies, research and educational practices. Publishing company: Quipá. 198 p.

Gil, A. C. 2017. How to desing research projects. Publishing company: Atlas. 176 p.

Johnson, B. 2013. Zero Waste Home: The Ultimate Guide to Simplifying Your Life by Reducing Your Waste. Publishing company: Scribner Book Company. 292 p.

Ministry of Economy Brazil. 2022. Available at: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/reg/guias-e-manuais/guia-de-engajamento-e-participacao-social/guia-de-engajamento-e-participacao-social-v1.pdf. Accessed on: October 03, 2023.

United Nations. 2015a. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015, Transforming our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Available at: https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N15/291/89/PDF/N1529189.pdf?OpenElement. Accessed on: September 05, 2023.

United Nations. 2015b. Resolution adopted by the General Assembly on 3 June 2015, Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015–2030. Available at: https://www.un.org/en/development/desa/population/migration/generalassembly/docs/globalcompact/A_RES_69_283.pdf. Accessed on: September 05, 2023.

United Nations. 2023a. United Nations Brazil. The UN and the environment. https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente. Accessed on: October 02, 2023.

United Nations. 2023b. United Nations Brazil. How the United Nations supports the Sustainable Development Goals in Brazil. Available at: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Accessed on: September 05, 2023.

United Nations Development Programme. 2023. SDGs in Action. Available at: https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Accessed on: September 18, 2023.

United Nations Office for Disaster Risk Reduction. 2022. Global Assessment Report on Disaster Risk Reduction 2022: Our World at Risk: Transforming Governance for a Resilient Future. Available at: www.undrr.org/GAR2022. Accessed on: October 02, 2023.

United Nations Office for Disaster Risk Reduction. 2023. Midterm Review of the Implementation of the Sendai Framework for Disaster Risk Reduction 2015-2030. Available at: https://sendaiframework-mtr.undrr.org/reports-midterm-review-implementation-sendai-framework-disaster-risk-reduction-2015-2030. Accessed on: September 18, 2023.

Scott, N. 2007. Reduce, Reuse, Recycle: An Easy Household. Publishing company: Chelsea Green Publishing. 96 p.

Spialek, M. L.; Czlapinskia, J. Heidi M.; Houston, B. 2016. Disaster communication ecology and community resilience perceptions following the 2013 central Illinois tornadoes. International Journal of Disaster Risk Reduction, 17(1): 154-160.

Vygotsky, L. S. 1987. The Collected Works of L. S. Vygotsky: Problems of General Psychology, Including the Volume Thinking and Speech. Publishing company: Springer. 406 p.

Vygotsky, L. S. Vygotsky and the Social Formation of Mind. Publishing company: Harvard University Press. 280 p.

Downloads

Publicado

2024-04-29