(Re)significação do amor e da felicidade
dos clássicos às angústias modernas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2179-3565.2024v15i3p172-182Palavras-chave:
Amor, Felicidade, Sociologia da felicidade, Pertencimento, VivênciasResumo
Por meio de leituras das obras de Simmel, de Eva Illouz e das pesquisas de Jardim e Moura, que vão além do que já existe, reescrevendo principalmente os clássicos citados como continuísmo de uma nova sociedade econômica dos dias de hoje, Jardim reescreve e interpreta de forma estrutural a definição de vivência social do amor com aspectos da vivência que trouxe as novas tecnologias de relacionamento, como redes sociais, dentre as quais destacam-se o Facebook e Tinder, dando continuidade ao que já existe e ampliando horizontes em uma sociedade que não é mais vista por Bourdieu, mas na qual existem ideias inovadoras em voga, como as relações entre gêneros, a relação do amor no mercado de matrimônio, de forma original, as escolhas de parceiros, os escolhidos e os rejeitados. Vivencia-se e nos chama a nos debruçar sobre a mudança social, que não é estática aos estudos clássicos. Corroboro com os avanços trazidos em uma abordagem de Toni Junior sobre Felicidade Humana, de forma subjetiva, qualitativa e quantitativa, sobre o que traz infelicidade nos sentimentos de vivência e pertencimento no mundo atual, dialogando com os estudos de Jardim e tendo como pressupostos os clássicos citados.
Referências
Bourdieu, P. A dominação masculina. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Bourdieu, P. El Baile De Los Solteros. Editora Anagrama. Barcelona, Espanha, 2004.
Bourdieu, P. O camponês e seu corpo. Revista de Sociologia e Política. ISSN 1678-9873. 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/8106. Acesso: 12. Mai. 2021.
Bourdieu, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Editora Zoulk.
ILLOUZ, E. O amor nos tempos do capitalismo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011
Jardim, M; Moura, P. Aplicativos, emoções e afeto: a construção social do mercado de aplicativos. Revista Tomo, 2017.
Jardim, M. Para além da fórmula do amor: amor romântico como elemento central na construção do mercado do afeto via aplicativos. Revista Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 18 - Nº 43 - Set./dez. de 2019.
Jardim, M. A construção social do mercado de afeto: o caso das agências de casamento em contexto de consolidação dos aplicativos. Revista Pós Ciências Sociais. Maranhão (no prelo).
Simmei, G. A Filosofia do amor. Editora Fontes, 1993.
Toni Júnior, C. N. Análise do IDH do Brasil, de suas regiões e de outros países: um enfoque comparativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
Toni Júnior, C. N. Análise de indicadores metodológicos de sustentabilidade socioambiental. 2013. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.
Toni Júnior, C. N. Geotecnologias aplicadas ao índice de felicidade da região metropolitana de São Paulo. ISBN: 978-85-7993-818-4. Autores/Organizadores: Claudio Noel de Toni Junior e Magda Adelaide Lombardo. Pedro e João Editores. São Carlos. 2019a.
Toni Júnior, C. N. Análise socioambiental da região metropolitana de Ribeirão Preto: bem estar e felicidade. ISBN: 978-85-7993-819-1. Autores/Organizadores: Claudio Noel de Toni Junior e Magda Adelaide Lombardo. Pedro e João Editores. São Carlos. 2019b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.