Falhas na transferência de conhecimento norte-sul e impactos sobre o desenvolvimento

Autores

  • Túlio Chiarini
  • Karina Pereira Vieira

Palavras-chave:

conhecimento, transferência de conhecimento, transferência norte-sul

Resumo

O objetivo principal deste artigo vai além de somente elencar algumas hipóteses presentes na literatura, bem como apresentar novas contribuições, que justificam as falhas do fluxo de conhecimento Norte-Sul no que se refere o desenvolvimento do Sul. Busca-se encontrar uma linha condutora que amarre a discussão e possa organizar tais hipóteses esparsas na literatura, sem que fique parecendo apenas um conjunto de idéias justapostas, sem grande congruência entre elas. Neste sentido, espera-se refletir sobre a importância do conhecimento como um fator do desenvolvimento e contribuir para a agenda de pesquisas sobre a temática, explorando possíveis explicações que possam justificar as dificuldades de transferência do conhecimento entre o Norte e o Sul.

Biografia do Autor

Túlio Chiarini

Mestre em managment, innovazione e ingegneria dei servizi pela Scuola Superiore Sant’Anna di Studi Universitari e di Perfezionamento (MAINS/SSSP) de Pisa, Itália. Professor de Economia do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (IEPG/UNIFEI).

Karina Pereira Vieira

Mestre em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG).

Downloads

Edição

Seção

Artigos