O BRASIL NA REUNIÃO MINISTERIAL DE AGRICULTURA DA OCDE, FEVEREIRO DE 2010

Autores

  • Leandro Simões Pongeluppe USP
  • George Samir Abdul Hak
  • Carlos Eduardo Carvalho PUCSP

Palavras-chave:

OCDE, reunião ministerial sobre agricultura, diplomacia brasileira

Resumo

O trabalho analisa as divergências entres as posições do Brasil e as posições de outros países participantes da Reunião Ministerial sobre Agricultura da OCDE, em fevereiro de 2010. O Brasil participou como observador (enhanced engagement country) e manifestou discordâncias relevantes quanto às políticas agrícolas de membros da OCDE. A retomada dos Encontros Ministeriais da OCDE, depois de doze anos, refletiu a demanda por ampliar os foros de coordenação referentes às preocupações em adaptar as práticas agrícolas aos padrões de sustentabilidade e segurança alimentar, além de preservar o crescimento econômico e do setor agrícola. A análise das divergências entre o Brasil e outros participantes é feita a partir da classificação das principais questões em sete dimensões temáticas, propostas pelos autores, analisadas pela técnica de escalonamento multivariado.

 

Biografia do Autor

Leandro Simões Pongeluppe, USP

Mestrando no PPGA da FEA/USP

George Samir Abdul Hak

Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Carlos Eduardo Carvalho, PUCSP

Professor Associado do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas Unesp/Unicamp/PUCSP.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Pongeluppe, L. S., Hak, G. S. A., & Carvalho, C. E. (2013). O BRASIL NA REUNIÃO MINISTERIAL DE AGRICULTURA DA OCDE, FEVEREIRO DE 2010. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 24(1(43). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/15906

Edição

Seção

Artigos