A Transformação Financeira do Ensino Superior Privado no Brasil: Explorando Fusões e Aquisições na Busca de uma Educação de Qualidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68880Palavras-chave:
Financeirização, IES, Educação, BrasilResumo
Este trabalho analisa o processo de financeirização do ensino superior privado no Brasil, com foco nas Fusões e Aquisições (F&A) realizadas por grandes instituições de ensino. Constatamos que, em muitos casos, as F&As foram motivadas pelo potencial de retorno financeiro, sem a devida preocupação com a qualidade da educação. O presente estudo demonstra que, embora as F&As tenham proporcionado uma rápida expansão das IES envolvidas, não foi observada uma correlação direta entre o aumento do capital financeiro e a qualidade da educação. Nenhuma das IES resultantes das F&As obteve índices máximos (nota 5) nos indicadores de qualidade docente do Ministério da Educação (MEC). Isso indica que o foco principal das F&As foi o potencial retorno financeiro, em detrimento da qualidade educacional.
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