A Transformação Financeira do Ensino Superior Privado no Brasil: Explorando Fusões e Aquisições na Busca de uma Educação de Qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68880

Palavras-chave:

Financeirização, IES, Educação, Brasil

Resumo

Este trabalho analisa o processo de financeirização do ensino superior privado no Brasil, com foco nas Fusões e Aquisições (F&A) realizadas por grandes instituições de ensino. Constatamos que, em muitos casos, as F&As foram motivadas pelo potencial de retorno financeiro, sem a devida preocupação com a qualidade da educação. O presente estudo demonstra que, embora as F&As tenham proporcionado uma rápida expansão das IES envolvidas, não foi observada uma correlação direta entre o aumento do capital financeiro e a qualidade da educação. Nenhuma das IES resultantes das F&As obteve índices máximos (nota 5) nos indicadores de qualidade docente do Ministério da Educação (MEC). Isso indica que o foco principal das F&As foi o potencial retorno financeiro, em detrimento da qualidade educacional.

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Biografia do Autor

Sérgio Moreno Lopes Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial.

Roney Versiani Sindeaux, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Economia.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Ferreira, S. M. L. ., & Sindeaux, R. V. . (2024). A Transformação Financeira do Ensino Superior Privado no Brasil: Explorando Fusões e Aquisições na Busca de uma Educação de Qualidade. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 36(2(66). https://doi.org/10.23925/1806-9029.36i2(66)68880