Teoria da ação na escola neoclássica: uma resenha crítica

Autores

  • André Guimarães Augusto

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar uma resenha crítica da teoria da ação na escola neoclássica. É enfocada a teoria das finalidades do agir na escola neoclássica, sintetizada no conceito de utilidade. É apresentado também o conceito de racionalidade, ressaltando seu caráter instrumental e dedutivo. São discutidas as hipóteses cognitivas do conceito de racionalidade e é apresentado o conceito de racionalidade limitada.É apresentada e discutida a escolha com incerteza. e o caráter paramétrico da racionalidade neoclássica.

Biografia do Autor

André Guimarães Augusto

Doutor em Economia, professor do Departamento de Economia da UFF. E-mail: andre@economia.uff.br

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Como Citar

Augusto, A. G. (2011). Teoria da ação na escola neoclássica: uma resenha crítica. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 21(2(38). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7396

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Artigos