A PROTEÇÃO SOCIAL E O FUNDO DE GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE DA ARGENTINA

Autores/as

  • Rosa Maria Marques PUCSP
  • Sérgio Arelovich Universidad Nacional de Rosario

Palabras clave:

Fondo de Garantía de Sustentabilidad del Régimen Previsonal Público de Reparto, financiamento das aposentadorias, Argentina.

Resumen

Este artigo trata do Fondo de Garantía de Sustentabilidad del Régimen PrevisonalPúblico de Reparto (FGS), fundo criado para garantir financeiramente a proteçãosocial dos aposentados e dos segurados argentinos. Na primeira, parte éanalisada a composição da carteira do FGS e são discutidas algumas de suasimplicações. Na segunda, são apontadas as razões da (re) estatização, comdestaque para a disponibilidade de recursos das Administradoras do Fondo deJubilaciones y Pensiones, taxa de administração, entre outros indicadores.Conclui-se que a concentração de seu patrimônio em títulos da dívida públicalimita sua disponibilidade, introduzindo consequências para além da matériaprevidenciária. Também o uso de parte dos recursos no financiamento de projetosprodutivos (ou de infraestrutura) pelo governo nacional introduz dúvidas sobrea disponibilidade futura dos recursos envolvidos.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Marques, PUCSP

Professora titular doDepartamento de Economia e do Programa pós-graduado em Economia Política daPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Sérgio Arelovich, Universidad Nacional de Rosario

Professortitular Teoría Económica en Escuela de Historia, Facultad de Humanidades yArtes, Universidad Nacional de Rosario y Profesor Adjunto Economía Política,Facultad de Derecho de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

Publicado

2014-07-30

Cómo citar

Marques, R. M., & Arelovich, S. (2014). A PROTEÇÃO SOCIAL E O FUNDO DE GARANTIA DE SUSTENTABILIDADE DA ARGENTINA. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 25(1(45). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/20364

Número

Sección

Artigos