O Milagre Econômico e a Primeira Década dos anos 2000: crescimento comparado sob a ótica dos regimes de demanda Wage-Led e Profit-Led

Autores/as

  • José Alderir Silva Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Resumen

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar, de forma comparada, o crescimento do período do milagre econômico com o crescimento da primeira década dos anos 2000. Logo após o golpe militar de 1964, o Brasil apresentou um forte crescimento econômico que ficou conhecido na literatura econômica como o “milagre econômico”. Esse milagre foi o resultado das condições institucionais criadas para o desenvolvimento de um novo padrão econômico, cujo objetivo era a maior abertura ao capital estrangeiro. Com efeito, a média de crescimento no auge do milagre, isto é, entre 1968 e 1973 foi de 11,2% a.a. Contudo, depois de duas décadas perdidas, o país voltou a apresentar altas taxas de crescimento na primeira década dos anos 2000, obtendo uma média de quase 5% a.a. entre 2004 e 2010. Contudo, é preciso observar qual o fator que contribuiu para o crescimento verificado nesses dois períodos e se esse crescimento econômico foi acompanhado de uma maior distribuição de renda. Para isso, será utilizado os modelos neokaleckianos de crescimento.

Biografía del autor/a

José Alderir Silva, Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Professor na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Publicado

2018-07-11

Cómo citar

Silva, J. A. (2018). O Milagre Econômico e a Primeira Década dos anos 2000: crescimento comparado sob a ótica dos regimes de demanda Wage-Led e Profit-Led. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 29(1(53). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/36395

Número

Sección

Artigos