Criação de cooperativas de costureiras no bairro da Casa Verde, São Paulo:
oportunidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.23925/1806-9029.v35i2e60742%20Palabras clave:
Economia solidária, Inovação social, Desenvolvimento local, CooperativismoResumen
Entre as diversas maneiras de possibilitar e acelerar a atividade econômica, o enfoque no desenvolvimento local e regional segue sendo pouco explorado. Entretanto, além do benefício econômico tangível que as articulações locais ensejam, desenvolve-se também o senso de pertencimento e comunidade entre os atores que dividem o território, fortalecendo os ativos sociais intangíveis. Uma das iniciativas de dinamização das potencialidades econômicas e sociais locais foi desenvolvido por um grupo de agentes fomentadores no bairro paulistano da Casa Verde, que capacitou um coletivo de costureiras, várias delas em condição de vulnerabilidade social. Um desses agentes foi a iniciativa “Nosso Núcleo Casa Verde”, que atuou na transformação do coletivo em cooperativa, identificou oportunidades na comunidade e buscou parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Sua ideia norteadora foi integrar diversos agentes econômicos do bairro às cadeias locais de produção e consumo. A partir da experiência do Nosso Núcleo Casa Verde, o presente artigo analisa os impactos, desafios e oportunidades vistos pela cooperativa e pela comunidade beneficiada.
Citas
CAMILHER-ALMEIDA, F. Desenvolvimento local sustentável fomentado pela vontade do território e pela tecnologia. In: FERNANDES, A. G.; LACERDA, F. (orgs.). O salto do sapo. v. 1. Taubaté (SP): Akademy, 2021, p. 241-277.
DOWBOR, L. O capitalismo se desloca. São Paulo: SESC, 2020. 194 p.
KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
NETO, A. O que é marketplace. Escola de e-commerce, 21.1.2022. Disponível em: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/o-que-e-marketplace/. Acesso em: 28.4.2022.
PAMPLONA, J. B. Erguendo-se pelos próprios cabelos: auto-emprego e reestruturação produtiva no Brasil. São Paulo: Germinal, São Paulo: FAPESP, 2001.
RAWORTH, K. Economia Donut. Rio: Zahar, 2019, 350 p. [Kindle].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Pesquisa & Debate Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.