Análise de eficiência relativa das distribuidoras de energia elétrica brasileiras das regiões sudeste/nordeste

Autores/as

  • Henrique Brigatte
  • Marília Fernandes Maciel Gomes
  • Maurinho Luiz dos Santos
  • Alexandre Alvisi Costa

Resumen

Este trabalho buscou apresentar os indicadores de eficiência na operação de empresas do setor elétrico nacional destinadas à distribuição de eletricidade. A análise das regiões Sudeste e Nordeste justifica-se pelo fato de nelas estarem localizadas as firmas que concentram mais de 70% do mercado. Para a obtenção dos resultados, utilizou-se a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados apontaram relevante grau de homogeneidade entre as empresas de ambas as regiões, no que tange à alocação de insumos utilizados nos seus processos produtivos. Observou-se também que a quase totalidade das distribuidoras das regiões Sudeste e dos principais estados nordestinos – Bahia, Ceará e Pernambuco – operavam acima dos níveis de alocação ótima de seus fatores de produção, o que indica que o alto nível de energia demandada vem fazendo com que estas empresas tenham de atuar em escalas não eficientes para que possam supri-la.

Biografía del autor/a

Henrique Brigatte

Mestre em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista do CNPq. E-mail: hbrigatte@yahoo.com.br.

Marília Fernandes Maciel Gomes

Professora associada do Departamento de Economia Rural – DER/UFV. E-mail: mfmgomes@ufv.br.

Maurinho Luiz dos Santos

Professor associado do Departamento de Economia Rural – DER/UFV. E-mail: mlsantos@ufv.br.

Alexandre Alvisi Costa

Mestre em Economia Aplicada pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista da Capes. E-mail: alvisi_alexandre@yahoo.com.br.

Cómo citar

Brigatte, H., Gomes, M. F. M., dos Santos, M. L., & Costa, A. A. (2011). Análise de eficiência relativa das distribuidoras de energia elétrica brasileiras das regiões sudeste/nordeste. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Economia Política, 22(1(39). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7387

Número

Sección

Artigos